Judo

A classe de Judo do Externato João XXIII existe há mais de 10 anos.
A prática de Actividade física e Desportiva como instrumento educacional visa o desenvolvimento integral das crianças, jovens e adolescentes, capacita o sujeito a lidar com as suas necessidades, desejos e expectativas, bem como, com as necessidades, expectativas e desejos dos outros, de forma que o mesmo possa desenvolver as competências técnicas, sociais e comunicativas, essenciais para o seu processo de desenvolvimento individual e social.
O que é o Judo
A palavra JUDO significa “via da suavidade”.
O Judo teve origem quando o professor Jigoro Kano* procurou sistematizar as técnicas de uma arte marcial japonesa (Jiu-jitsu), fundamentando a sua prática em princípios filosóficos bem definidos, a fim de torná-la um meio eficaz para o aprimoramento do físico, do intelecto e do caráter.
O judo, ao incutir a ideia de disciplina, autocontrole e competitividade, leva a que seja um dos desportos de iniciação mais procurados. Tem que ser por isso, uma modalidade acompanhada de um grande controlo individualizado e específico, tendo sempre em conta o estágio de desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo de cada criança, a fim de adequar os padrões de movimentos, indo ao encontro da sua capacidade de realização e estimular os seus progressos de acordo com sua maturação.
“O judo é um meio especialmente apropriado para permitir o desenvolvimento na iniciação desportiva infantil, educando através do movimento.” (Farah, 2004)
Jigoro Kano: lniciou a prática de jiu-jitsu em 1877, através do qual criou o judo, eliminando os golpes que poderiam provocar lesões, baseado em três princípios - máxima eficiência no uso da energia, prosperidade e benefício mútuo; e procura constante pela perfeição física e mental. Fundou a Kodokan (escola para ensino do caminho - judo) em 1882. Com esta adequação educacional, o judo foi transformado em disciplina de educação física nas escolas. Kano foi Membro do Comité Olímpico Japonês e posteriormente do Comité Olímpico Internacional, tendo falecido em 1938.
Benefícios do Judo
O treino regular de Judo proporciona aos seus praticantes vários benefícios, tanto ao nível da condição física como na dotação de valores morais para a vida, como: o respeito mútuo, confiança, adaptação, cooperação, cedência, humildade, responsabilidade, conhecimento do seu próprio corpo e aumento das capacidades físicas, redução da ansiedade, aumento da concentração, estimulação da criatividade, cumprimento de regras, reconhecimento do esforço como um valor, desenvolvimento do autocontrolo e da autoconfiança.
Assim e de um modo geral, o Judo procura um desenvolvimento em três aspectos principais:
- Melhoria da condição física: num mundo cada vez mais sedentário e onde a obesidade infantil tende a aumentar, o treino de Judo permite um gasto calórico e treino físico saudável, trabalhando não só a coordenação motora, flexibilidade e equilíbrio, como todos os factores psicomotores (esquema corporal, tonicidade, motricidade global e fina, orientação espácio-temporal, lateralidade;) ou aspectos meramente musculares (velocidade, resistência, flexibilidade, potência e força).
- Concentração: a aprendizagem e execução dos movimentos técnicos implica, da parte do praticante, atenção, memorização, visualização e empenho. Normalmente, os jovens que praticam Judo apresentam maior capacidade de concentração, tolerância, perseverança e tenacidade.
- Autoconfiança: ao sentir que se pode defender com eficiência (nem sempre é a força que prevalece mas sim o saber aproveitar a força do outro em benefício próprio), o praticante ganha mais confiança em si mesmo e encara qualquer situação violenta com mais tranquilidade, diminuindo a sua insegurança e a propensão para o conflito e aumentando o seu autocontrolo e a autoestima.
A UNESCO reconheceu o Judo como um dos desportos mais adequados para a prática das crianças e adolescentes, tendo em conta os seus valores educativos.
Método
O judo pode valer-se de variadas atividades físicas apropriadas, que promovem a iniciação do desenvolvimento motor mais indicado para cada faixa etária específica.
Durante o treino os praticantes aprendem técnicas seguras que lhes permitem aproveitar ao máximo o treino, sempre num ambiente descontraído. A metodologia de treino focará sempre no trabalho, partindo dos movimentos globais para movimentos mais específicos, em que as actividades lúdicas serão um meio para desenvolver as habilidades motoras e permitir através da recreação, a evolução progressiva do desenvolvimento da criança a todos os níveis/áreas de desenvolvimento, desencorajando sempre os comportamentos agressivos no treino e fora dele, sendo por sua vez seguido e encorajado o código mural do jogo:
- CORTESIA, é respeitar os outros
- CORAGEM, é fazer o que é justo
- HONRA, é manter a palavra
- CONTROLO, é ficar quieto quando a raiva aparece
- SINCERIDADE, é expressar-se sem ocultar os seus sentimentos
- MODÉSTIA, é falar de si sem vaidade
- AMIZADE, é o mais puro dos sentimentos humanos
- RESPEITO, sem respeito, não há confiança
Instrutor: Mariana Faria Gomes
“O sucesso de ser um medalhista olímpico é uma glória para poucos, o sucesso em ser um indivíduo íntegro, com saúde e que saiba edificar uma sociedade mais justa, é responsabilidade dos educadores.” (Farah, 2004)
Atleta federada desde 1 de Janeiro de 2002
Graduação: 1º Dan
Licenciada em Reabilitação Psicomotora pela Faculdade de Motricidade Humana (2010-2013), 1º Dan de Judo - Cinto Negro, pela C. D. Graduações da Associação de Judo de Santarém desde 2009, atleta do Judo Clube Riachos desde 2001, portadora da certificação de Treinadora de Judo - Grau I, Titulo Profissional nº80249.
Medalhada várias vezes em competições a nível nacional desde os escalões mais jovens, pertenceu ao comité de atletas da selecção nacional de Judo da FPJ – Federação Portuguesa de Judo, nos escalões de Cadetes, Juniores e Séniores.
Foi reconhecida com um Diploma de Mérito pelo “Reconhecimento dos Resultados Obtidos” durante a época de 2008, pela Associação de Judo de Santarém.