Pré-Escolar

Pré-Escolar

A Educação Pré-Escolar constitui uma etapa de extraordinária importância, dado que os conhecimentos que se adquirem neste período são as bases que sustentam o êxito académico posterior.

Por esse motivo, o Externato João XXIII atribuí uma especial atenção a esta etapa educativa, através de uma metodologia própria:

  • Activa, baseada nos jogos, na motricidade fina e na expressão musical;
  • Dedutiva e flexível, porque acompanha o ciclo evolutivo de cada aluno;
  • Sensorial, tendo em vista o desenvolvimento dos sentidos, da observação, da exploração, da comparação e da experimentação;
  • Afectiva, pois apoia a segurança e autonomia do aluno;
  • Cognitiva, aumentando a curiosidade e o conhecimento através da expressão dramática e linguística.

Com o objectivo de valorizar as competências gerais para o Pré-escolar, o Externato João XXIII introduziu, no horário lectivo, outros programas próprios:

  • Iniciação à leitura e à escrita;
  • Língua Inglesa;
  • Natação Curricular;
  • Iniciação Musical;
  • Expressão das Artes;
  • Informática Interactiva.

A Educação Pré-Escolar compreende a etapa, dos três anos até aos seis anos de idade. Este ciclo procura que a criança aprenda a fazer uso da linguagem, descubra as características físicas e sociais do meio em que vive, elabore uma imagem de si mesmo positiva e equilibrada, e adquira os hábitos básicos de comportamento que lhe permitirá uma elementar autonomia pessoal.

 

Finalidades

A educação Infantil proporciona às crianças situações pedagógicas que lhes despertem o interesse pela descoberta e contribuam para desenvolver nas capacidades:

  • Cooperação;
  • Autonomia;
  • Responsabilização;
  • Tolerância.

A Educação Pré-escolar contribui para que as crianças alcancem os seguintes objectivos:

  • Descobrir, conhecer e controlar progressivamente o seu próprio corpo, formando uma imagem positiva de si mesmo, valorizando as suas capacidades e manifestações de acção e expressão, e adquirindo hábitos básicos de saúde e bem-estar;
  • Actuar de forma cada vez mais autónoma nas suas actividades habituais, adquirindo progressivamente a segurança afectiva e emocional, e desenvolvendo as suas capacidades de iniciativa e confiança em si mesmo. Estabelecer vínculos de relação com os adultos e com os colegas, respondendo aos sentimentos de afecto, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
  • Observar e explorar o meio envolvente com uma atitude de curiosidade e atenção, identificando as características e propriedades mais significativas dos elementos que o formam e as relações que se estabelecem com eles;
  • Conhecer algumas das manifestações culturais, mostrando atitudes de respeito, interesse e participação;
  • Representar e evocar aspectos da sua vivência, conhecidos ou imaginados e expressá-los através do jogo e de outras formas de representação e expressão.
  • Utilizar uma linguagem verbal de forma ajustada às diferentes situações de comunicação para compreender e ser compreendido, expressar as suas ideias, sentimentos, experiências e desejos, progredir na construção de significados, regular a sua própria conduta e influenciar a dos outros;
  • Enriquecer e diversificar as suas possibilidades expressivas através da utilização de recursos e meios ao seu alcance, assim como apreciar diferentes manifestações artísticas próprias da sua idade.

A educação infantil contribui para o desenvolvimento físico, intelectual, afectivo e social da criança. As Educadoras cooperam com os Pais e Encarregado de Educação no sentido de ajudá-los na sua responsabilidade fundamental nesta etapa educativa. A metodologia educativa baseia-se na experiência, actividades globalizadas e jogos num ambiente de afecto e confiança. A avalização será global, contínua e formativa. A observação directa e sistemática constituirá a principal técnica do processo de avaliação.

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