Sevilhanas e Danças do Mundo

Com bastante solero, música e cores, a atividade Sevilhanas/Danças do Mundo é uma oportunidade e um espaço privilegiado para ganhar um novo entendimento do corpo e do espaço.

As Sevilhanas são uma dança popular do flamenco. É uma velha dança popular, dançada por pessoas de todos os sexos e idades. A coreografia das Sevilhanas é muito utilizada em festas. É uma dança muito viva, cheia de voltas, de espetáculo, de cores e alegria.

A Rumba caracteriza-se por ser uma dança mais descontraída e alegre. Enleando na sua origem ritmos africanos, cubanos e espanhóis.

A própria palavra “Rumba” está conotada com um ambiente festivo, significando mesmo “festa” ou “fiesta” à boa maneira cubana. Um “rumbeiro” era uma pessoa festiva, que gostava de se divertir ou de “rumbear”.

A Rumba flamenca é um baile de carácter festivo. É conhecida também como Rumba Gitana ou simplesmente Rumba. É uma dança sensual, rica em movimentos de ancas e ombros. A Rumba é um dos ritmos mais populares do flamenco a nível social.

Maria Louzeiro é a dinamizadora desta atividade para alunos de todas as idades (desde os 5 anos). Formada em Educação de Infância e Ensino Básico 1º Ciclo, a professora Maria Louzeiro tem dedicado a sua experiência profissional no aperfeiçoamento desta modalidade.

Frequentou as aulas de Sevilhanas e Flamenco, lecionadas no Santiago Alquimista, praticou aulas de Flamenco e Barra de Chão, na escola Pró Dança, participou na Companhia de Flamenco Lunares, entre como bailarina e coreografa, frequentou o Curso de Teatro de Improviso e é desde 2009, professora de Sevilhanas e Rumbas.

Para inscrições ou mais informação sobre esta atividade entre em contacto connosco.