Os Sonhos de Pimpinela

Os alunos do 5º e 6º anos do Externato João XXIII levaram à cena a peça de teatro “Os Sonhos de Pimpinela”.

Durante quatro noites, as turmas do 2º Ciclo promoveram o espetáculo “Os Sonhos de Pimpinela”, um projeto que surgiu no âmbito da Oficina de Expressão Dramática, do prof. Ricardo Patrão.

Para além do desenvolvimento da autoestima, criatividade e imaginação, o projeto visava explorar a dimensão da palavra na sua vertente escrita, lida, falada e cantada, bem como compreender jogos de comunicação verbal e não verbal, através do uso da criatividade e da exploração de recursos, como ser capaz de criar personagens, histórias ou jogos de imaginação.

O projeto  “Os Sonhos de Pimpinela”  foi elaborado em 4 fases diferentes:

1º - oficina de escrita criativa (os alunos divididos por grupos criaram as suas próprias histórias);

2º -  dramatizaram, em grupo,  para apresentação na sua turma e escolha da história representativa de cada turma;

3º -  interdisciplinaridade entre as disciplinas de Educação Tecnológica e Português – construção pelos alunos do guarda roupa e dos cartazes publicitários do projeto;

4º - ensaio e dramatização da história de cada turma - os alunos todos para apresentação no projeto coletivo.

O desfecho foi a história de Pimpinela “uma menina que, como todas as meninas da sua idade, quer ir sempre mais além de tudo aquilo que a rodeia”.

Na sua aventura, “Os Sonhos de Pimpinela “ encantaram todos: os pais, os professores,  os amigos, os colegas e convidados  que durante as quatro representações  testemunharam  o empenho, dedicação e talento dos pequenos grandes artistas.