Sucesso no Canguru Matemático

A participação dos alunos do Externato João XXIII no concurso “Canguru Matemático sem Fronteiras” 2016 constituiu um enorme sucesso.

O concurso “Canguru Matemático sem Fronteiras é organizado pelo Departamento de Matemáticada Faculdade de Ciências e TecnologiadaUniversidade de Coimbra com o apoio da Sociedade Portuguesa de Matemática.

O concurso consiste numa única prova: não existe nenhuma seleção prévia nem existe uma prova final. Existem 8 Categorias, de acordo com as idades dos alunos.

O Externato João XXIII participou em 5 categorias;  Mini-Escolar nível I (2.º ano de escolaridade), Mini-Escolar nível II (3.º ano de escolaridade), Mini-Escolar nível III (4.º ano de escolaridade), Escolar (5.º e 6.º anos de escolaridade), Benjamim (7.º e 8.º anos de escolaridade).

A prova consiste num questionário de escolha múltipla de várias questões de dificuldade crescente.

Ao nível da categoria Mini-Escolar I (2º ano de escolaridade),onde participaram mais de 12.000 estudantes, o nosso aluno Gonçalo Guerreiro obteve o 1º Lugar a nível nacional, tendo por sua vez o aluno Henrique Morgado obtido a 4ª classificação nacional.

Aliás nesta categoria, o Externato classificou 30 alunos nos primeiros 100 posições na classificação nacional.

Na categoria Mini-Escolar II ( 3º ano de escolaridade), Miguel Magalhães Malvarez e Tomás Amaro classificaram-se na 20ª posição, entre 14.727  participantes a nível nacional.

Na categoria Mini-Escolar III ( 4º ano de escolaridade), Francisco Túbal e Guilherme Duarte classificaram-se na 19ª posição, entre 15.712 alunos participantes a nível nacional.

A categoria Escolar engloba a participação de alunos do 5º e 6º Ano, tendo Miguel Guise do 5º Ano –B obtido o 4º lugar nacional. Nesta categoria participaram 27.505 alunos: 38 alunos do Externato João XXIII classificaram-se nos primeiros 100 lugares.

Por sua vez, na categoria Benjamim (7º e 8º anos de escolaridade),  João Ricardo Santos, classificou na 40ª classificação a nível nacional, entre 14.740 participantes.

A participação dos nossos alunos foi gratificante para toda a comunidade escolar: professores, colegas e pais.

A todos os que participaram PARABÉNS.

Quadros de Excelência - As Melhores Classificações na Prova Canguru Matemático 2016

LINK http://www.mat.uc.pt/canguru/canguru2016/index.php