Provas de Avaliação Externa

O Ministério da Educação divulgou um documento de informação geral sobre as Provas de Avaliação Externa 2016/2017.

O documento esclarece as provas de avaliação externa que se realizam pela primeira vez e as alterações previstas para algumas provas de avaliação externa em vigor.

Provas de Aferição

No 2.º ano do 1.º CEB, continuam a realizar-se duas provas: uma de Português e Estudo do Meio e outra de Matemática e Estudo do Meio. Realizam-se pela primeira vez duas provas de expressões: uma de Expressões Artísticas, que engloba as áreas de Expressão e Educação Musical, Expressão e Educação Dramática e Expressão e Educação Plástica, e outra de Expressão e Educação Físico- -Motora.

As duas provas de expressões são realizadas no contexto do grupo-turma e são constituídas por tarefas que requerem um desempenho prático em situações com organização individual, em pares ou em grupo.

A aplicação das duas provas, incluindo a preparação do material e a organização da turma para a sua realização, é da responsabilidade do professor titular da turma. A avaliação é feita com base na observação do desempenho dos alunos, tendo em conta os critérios de classificação definidos para cada tarefa, e ficará a cargo de uma equipa de avaliadores presente no decurso das provas.

No 5.º ano do 2.º CEB, realiza-se pela primeira vez a prova de História e Geografia de Portugal. A prova de Matemática que se realizou no ano letivo anterior é substituída por uma prova de Matemática e Ciências Naturais.

No 8.º ano do 3.º CEB, além da prova de Português, realiza-se pela primeira vez uma prova de Ciências Naturais e Físico-Química.

Provas Finais de Ciclo

No 9.º ano do 3.º CEB, continuam a realizar-se as provas de Português, de Matemática e de Português Língua Não Materna dos níveis A2 e B1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. Neste ano de escolaridade, é realizada pela primeira vez uma prova de Português Língua Segunda (L2), dirigida a alunos com surdez.

A prova de Português integra pela primeira vez um grupo de itens para avaliação da compreensão do oral.