Projeto LIFE Index Air

O Externato João XXIII está a colaborar com o projeto LIFE Index-Air  que pretende avaliar e diminuir a exposição a poluentes atmosféricos de crianças.

O Projeto LIFE Index-Air, coordenado pelo Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares  do Instituto Superior Técnico pretende desenvolver uma ferramenta inovadora e versátil de apoio à decisão, que permitirá identificar medidas de melhoria da qualidade do ar e avaliar quantitativamente os impactes dessas medidas não só na qualidade do ar, mas também no bem-estar e saúde da população.

A implementação desta ferramenta em 5 cidades europeias – Lisboa, Porto, Atenas, Kuopio e Veneza – iá demonstrar a sua aplicabilidade para calcular a exposição da população a poluentes atmosféricos. Em Lisboa, o projeto irá avaliar a exposição a poluentes atmosféricos de crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 9 anos.

A avaliação da exposição será efetuada em duas etapas: primeiro um estudo dos padrões de atividade-tempo das crianças através da aplicação de um questionário a 4.000 crianças e depois um estudo da qualidade do ar dos microambientes que mais contribuem para a exposição das crianças através de medições de poluentes em casas, escolas e transportes.

No âmbito da colaboração do Externato João XXIII estão previstas ações de sensibilização para os alunos sobre a importância do ar e a participação no desafia “O ar é de todos”, no qual os alunos são convidados a identificar um conjunto de comportamentos conducentes à melhoria da qualidade do ar na escola, em casa e na sua região.