Viva a Matemática !

Para assinalar o Dia Internacional do Pi, os professores de Português e de Matemática lançaram o desafio “Faz o Teu Piema! – Um poema em sintonia com Pi”.

O objetivo era escrever uma frase, poema ou texto, que faça sentido e cujo número de letras das palavras corresponda exatamente aos diversos dígitos do Pi!

O resultado foi a exposição que esteve patente no hall do Externato. Perante o conjunto de excelentes trabalhos, o grupo de docentes decidiu premiar um conjunto de alunos.

Os vencedores dos “Piemas” são:

3° Ciclo

- Rodrigo Sales 8°B- 1°prémio

- Bernardo Morais 8°A - 2° prémio

- Matilde Ribeiro 8°B- 3° prémio

2° ciclo

- Miguel Guise 6°B - 1° prémio

- Maria Andrade 6°B - 2° prémio

- Inês Azevedo 6°B- 3° prémio

Olimpíadas da Matemática, em Viseu

Mas a “matemática” também foi notícia esta semana porque a nossa aluna Beatriz Cardoso de Abreu foi apurada para a Final Nacional das XXXV Olimpíadas Portuguesas de Matemática que irão decorrer de 5 a 8 de abril na Escola Secundária de Emídio Navarro, em Viseu.

As Olimpíadas Portuguesas de Matemática (OPM), organizadas anualmente pela Sociedade Portuguesa de Matemática, são um concurso de problemas de Matemática, dirigido aos estudantes dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, que visa incentivar e desenvolver o gosto pela Matemática.

Os problemas propostos neste concurso fazem sobretudo apelo à qualidade do raciocínio, à criatividade e à imaginação dos estudantes, sendo fatores importantes na determinação das classificações o rigor lógico, a clareza da exposição e a elegância da resolução.

As Olimpíadas decorreram em três fases: uma primeira eliminatória, que se realizou em todas as escolas que manifestaram a intenção de participar; uma segunda eliminatória, que funcionou como uma final regional e por fim a Final Nacional, que este ano decorre na Escola Emídio Navarro, em Viseu , convidada para organizar esta etapa das Olimpíadas.

Desejamos os maiores sucessos à Beatriz.

Jogos Matemáticos, em Guimarães

Um grupo de 6 alunos do Externato foram apurados para a final do 13º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos que este ano vai realizar-se em Guimarães no dia 24 de Março.

O Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos é uma iniciativa da Associação Ludus, da Associação de Professores de Matemática, da Sociedade Portuguesa de Matemática e da Ciência Viva que desde 2014 promovem anualmente, um encontro de jogos matemáticos.

Os finalistas do Externato João XXIII que vão à competição nacional de jogos matemáticos, são:

- João Batista 9°B

- Diogo Ferreira - 7° A

- Giovanna Alves - 7°B

- Ricardo Janz 6°B

- Diogo Vasconcelos - 6°A

- Guilherme Duarte - 5°A.

Concurso Canguru Matemático

Por último, como já da tradição os alunos do 1º, 2º e 3º Ciclo participaram na provas  Concurso Canguru Matemático.

Este concurso é promovido pela Associação Canguru sem Fronteiras, entidade de carácter internacional que reúne personalidades do mundo da matemática de 55 países.

O objetivo do concurso é estimular o gosto e o estudo pela Matemática e ao mesmo tempo atrair os alunos que têm receio da disciplina de Matemática permitindo que estes descubram o lado lúdico da disciplina. Em Portugal a organização deste concurso está a cargo do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra com o apoio da Sociedade Portuguesa de Matemática.

Recorde-se que o ano passado, a participação dos alunos do Externato no Concurso Canguru foi um enorme sucesso. Nas diversas categorias, a maioria dos nossos alunos classificaram-se a nível nacional nos primeiros 100 lugares entre uma participação de mais de 15.000 alunos.