Provas de Aferição 2º Ano

Os alunos do 2º Ano do 1º Ciclo vão realizar quatro provas de aferição: uma prova de Português e Estudo do Meio, uma prova de Matemática e Estudo do Meio, uma prova de Expressões Artísticas e uma prova de Expressões Físico-Motoras.

As provas de aferição visam acompanhar o desenvolvimento do currículo nas diferentes áreas, fornecer informações detalhadas acerca do desempenho dos alunos à escola, aos professores, aos encarregados de educação e aos próprios alunos e potenciar uma intervenção pedagógica atempada visando ultrapassar as dificuldades identificadas nas aprendizagens de cada aluno.

As duas provas de expressões são realizadas no contexto do grupo-turma e são constituídas por tarefas que requerem um desempenho prático. A avaliação do desempenho dos alunos nestas provas é feita através de observação direta, pela equipa de professores avaliadores.

A caraterização do desempenho de cada aluno apresentada num relatório individual, contendo informação de natureza qualitativa, será disponibilizada no início do próximo ano letivo 2017-2018. A informação dos relatórios individuais, complementada com a avaliação interna, irá “contribuir para uma melhor tomada de decisão de caráter pedagógico e organizacional, permitir um melhor conhecimento sobre a aprendizagem dos nossos alunos e consolidar uma cultura de exigência, rigor e qualidade”.

Em anexo, apresentamos o Calendário das Provas de Aferição do 2º Ano, realçando a importância da pontualidade em dias de provas (8H45), bem como a necessidade de os alunos virem devidamente equipados para a realização das provas (preferencialmente de fato-de-treino).