Provas de aferição e Provas Finais

Aproxima-se a época de avaliação do desempenho dos alunos.

A avaliação externa  das aprendizagens no presente ano letivo realiza-se no 2º, 5º e 8º anos de escolaridade com a aplicação universal e obrigatória de provas de aferição.

De acordo com a legislação, estas provas pretendem acompanhar o desenvolvimento do currículo, fornecer informações detalhadas acerca do desempenho dos alunos e potenciar uma intervenção pedagógica atempada.

No final do 9º ano de escolaridade realizam-se as provas finais de ciclo, que visam avaliar o desempenho dos alunos, certificar a conclusão do ensino básico e criar a possibilidade de prosseguimento de diferentes percursos escolares.

Cumulativamente, o Externato João XXIII realiza Provas Finas de Ciclo, no 4º e 6º Ano, que visam contribuir para uma melhor tomada de decisão de caráter pedagógico e organizacional, permitir um melhor conhecimento sobre a aprendizagem dos nossos alunos e consolidar uma cultura de exigência, rigor e qualidade.

Com estas provas no final de cada ciclo formativo, o Externato João XXIII pretende promover um instrumento de regulação que permite à escola, no âmbito da sua autonomia pedagógica e curricular: garantir que os seus alunos adquirem os conhecimentos e competências relevantes em cada ciclo de ensino:

Construir uma informação útil de cada aluno, relevante para a gestão do trabalho pedagógico e para uma melhor articulação entre ciclos: fornecer uma importante fonte de informação aos encarregados de educação sobre o percurso escolar dos seus educandos.