Avaliação de desempenho dos alunos

A avaliação externa das aprendizagens realiza-se no 2º, 5º e 8º anos de escolaridade. Por sua vez o Externato João XXIII realiza Provas Finais de Ciclo no 4º e 6º ano de escolaridade.

A avaliação externa das aprendizagens no presente ano letivo 2017/2018 realiza-se no 2º, 5º e 8º anos de escolaridade com a aplicação universal e obrigatória de provas de aferição.

De acordo com a legislação, estas provas pretendem acompanhar o desenvolvimento do currículo, fornecer informações detalhadas acerca do desempenho dos alunos e potenciar uma intervenção pedagógica atempada.

No final do 9º ano de escolaridade realizam-se as provas finais de ciclo, que visam avaliar o desempenho dos alunos, certificar a conclusão do ensino básico e criar a possibilidade de prosseguimento de diferentes percursos escolares.

Cumulativamente, o Externato João XXIII realiza Provas Finas de Ciclo, no 4º e 6º Ano, que visam contribuir para uma melhor tomada de decisão de caráter pedagógico e organizacional, permitir um melhor conhecimento sobre a aprendizagem dos nossos alunos e consolidar uma cultura de exigência, rigor e qualidade.

Com estas provas no final de cada ciclo formativo, o Externato João XXIII pretende promover um instrumento de regulação que permite à escola, no âmbito da sua autonomia pedagógica e curricular garantir que os seus alunos adquirem os conhecimentos e competências relevantes em cada ciclo de ensino e construir uma informação útil de cada aluno, relevante para a gestão do trabalho pedagógico e para uma melhor articulação entre ciclos.

Provas de Aferição

No 2.º ano do 1.º CEB, continuam a realizar-se duas provas: uma de Português e Estudo do Meio e outra de Matemática e Estudo do Meio. Realizam-se pela primeira vez duas provas de expressões: uma de Expressões Artísticas, que engloba as áreas de Expressão e Educação Musical, Expressão e Educação Dramática e Expressão e Educação Plástica, e outra de Expressão e Educação Físico- -Motora.

As duas provas de expressões são realizadas no contexto do grupo-turma e são constituídas por tarefas que requerem um desempenho prático em situações com organização individual, em pares ou em grupo.

A aplicação das duas provas, incluindo a preparação do material e a organização da turma para a sua realização, é da responsabilidade do professor titular da turma.

No 5º Ano do 2º CEB realiza-se  as seguintes provas: Português Língua Segunda, Educação Visual e Educação Tecnológica), Educação Musical  e Português.

Por sua vez, no 8º Ano  do 3º CEB realizam-se as provas de Educação Visual, Educação Física  e Matemática.

Prova Finais – 3º Ciclo

No 9.º ano do 3.º CEB, realizam-se as provas de Português, de Matemática e de Português Língua Não Materna dos níveis A2 e B1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas e Português Língua Segunda.