Atividades Extracurriculares 2018/2019

A época das atividades extracurriculares 2018/2019 iniciam-se no dia 17 de setembro.

As atividades extracurriculares são um completo programa de enriquecimento curricular, que permite desenvolver em todos os alunos as suas capacidades.

Através de atividades académicas, desportivas os alunos aprendem e divertem-se.

A participação nas Atividades Extracurriculares (AEC) é optativa, no entanto é um requisito imprescindível para a valorização escolar.

Este ano letivo incluímos duas novidades no nosso portfolio de atividades: Yoga e Dança Contemporânea.

Através de uma metodologia inovadora Yoga para Crianças estendeu-se ao 1º Ciclo , depois de uma primeira época no Pré-Escolar. Segundo a professora Inês Leite Rosa , a experiência foi muito desafiante e extremamente gratificante.

“Aos poucos, o grupo de alunos de três, quatro e cinco anos foram revelando o gosto pela prática de yoga, apreciando a exploração das posturas através das canções, dos jogos, das histórias e dos livros que lhes permitiam descobrir em que animais se transformariam nas diferentes aulas.

Que fantástico foi acompanhar a forma como estas crianças desenvolveram as capacidades de parar, respirar e sossegar o coração! A interação entre todos foi-se transformando, tendo o espírito de equipa e de entreajuda crescido ao longo do ano. Foi o melhor final de ano que poderíamos ter tido!”

A atividade Dança Contemporânea é uma proposta extracurricular dirigida principalmente aos alunos do 2º e 3º Ciclo.

O trabalho a desenvolver nesta disciplina tem por objetivo a criação de um vocabulário individual em dança, enquanto forma de expressão artística”, explica o professor Mário Afonso.

O trabalho a desenvolver na aula tem uma "forte incidência na experimentação, observação e no diálogo" .

De acordo com o prof. Mário Afonso  "o processo de trabalho explora técnicas e metodologias da dança contemporânea, bem como outras formas expressivas entre as quais a representação, o canto, a escrita, a construção de objetos. Pretende-se assim promover uma abordagem multidisciplinar ao gesto criativo nos processos de composiçãoo coreográfica em Dança Contemporânaea".