O Espaço foi até ao Externato João XXIII

O Espaço foi até ao Externato João XXIII

O Externato João XXIII contou no passado dia 26 com uma sessão de "O Espaço vai à Escola", uma iniciativa da Ciência Viva em colaboração com a ESA (Agência Espacial Europeia) enquadrada no projecto ESERO (European Space Education Resource Office) Portugal. 

 

A Dra. Sónia Anton que possui doutorado em Ph.D. in Astronomy pela University of Manchester(2000), atualmente Investigadora Científica do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e colaboradora na Universidade de Aveiro veio dar uma palestra às turmas do 7º e 9º Ano.

A palestra "Estudar Galáxias (e para que serve?)" permitiu aos alunos do 7ºano consolidarem conhecimentos adquiridos e aos alunos do 9ºano terem contacto com o trabalho de investigação e possíveis futuros estudos.

Para completar esta temática, os alunos do 7º ano tiveram a oportunidade de assistirem ao filme “ O Primeiro Homem na Lua”, que baseia-se na obra homónima em que o escritor James R. Hansen descreve os acontecimentos que deram origem à primeira viagem do ser humano à Lua e a forma como astronauta Neil Armstrong e toda a equipa em seu redor mudaria a percepção da espécie humana sobre si mesma.

Armstrong foi um dos três astronautas da histórica missão Apollo 11, que pousou na Lua a 20 de Julho de 1969. Os outros eram Michael Collins e Edward "Buzz" Aldrin. Collins permaneceu no módulo de comando em órbita, enquanto Armstrong e Aldrin fizeram a alunagem a bordo do módulo Eagle, no chamado Mar da Tranquilidade. "Houston, aqui base da Tranquilidade. A águia pousou", disse Armstrong. Foi ele o primeiro a descer, pisando o solo lunar pela primeira vez na história e pronunciando uma frase que se tornaria célebre: "Um pequeno passo para o homem, um salto gigante para a Humanidade". Buzz Aldrin juntou-se a Armstrong e ambos passaram duas horas a caminhar sobre a superfície lunar, recolhendo 21 quilos de rochas, tirando fotografias e colocando uma bandeira norte-americana no solo, a mais de 380 mil quilómetros do planeta Terra. 

Contactos

Rua Corsário das Ilhas,
Parque das Nações
1990-249 Lisboa, Portugal

Tel. +351 21 851 03 63
Fax +351 21 851 31 09