O que é a filosofia?

A cada terceira quinta-feira do mês de novembro celebra-se o Dia Mundial da Filosofia.

Este ano, decidimos solicitar a colaboração dos alunos do 2º, 3º e 4º ano do Externato João XXIII, que usufruem das aulas de Filosofia para Crianças, e colocar-lhes a questão: O que é a Filosofia?

A questão, ela mesma uma pergunta filosófica, convida não só a refletir acerca da definição do conceito, que etimologicamente significa “Amor à Sabedoria” (Philo – Amor e Sophia – Sabedoria), mas também a pensarem o que é trabalhado ao longo das aulas.

Curiosamente, tal como as várias correntes filosóficas presentes ao longo da história, temos alunos “mais analistas” que descrevem o que fazemos nas aulas e alunos “mais poéticos” que descrevem sensações/experiências vivenciadas durante as aulas. A todos foi solicitado que escrevessem o seu pensamento e uma palavra que descrevesse a Filosofia no seu símbolo: o Phi (j).

A ideia do dente-de-leão surgiu naturalmente. Uma vez que, pretende simbolizar as ideias dos nossos discentes que, com a ajuda de um vento, podem, tal como as sementes, viajar, florescer e criar mais ideias.

A frase “A Filosofia é Dar Mundo aos Mundos” pretende invocar o sentido do verso escrito por Camões N’Os Lusíadas, quando refere que os portugueses deram novos mundos ao mundo.

O exercício da Filosofia para Crianças é uma forma de as pessoas conseguirem sair do seu mundo e adquirirem novos mundos/novas ideias. Para que, neste século XXI, não se percam competências e valores milenares que, a par das competências tecnológicas, serão de extrema importância para o seu futuro e sucesso.