Continuidade Pedagógica

Continuidade Pedagógica

Quando os pais optam pelo Externato João XXIII, estão a escolher um Projecto Educativo, cujos eixos principais são os valores e os afectos.

Uma vez decorrido o processo de renovação das inscrições, a direção Pedagógica convida os encarregados de educação a participarem nas Reuniões de Continuidade Pedagógica.

Para nós a exigência é indissociável do equilíbrio emocional, por isso apostamos na continuidade, na estabilidade e consequentemente na construção progressiva de autonomia, que permite à criança sentir-se segura face aos diversos desafios com que vai sendo confrontada. A criança que parte de uma base segura constrói um modelo interno, que lhe permite desenvolver a autonomia necessária à transição de cada valência.

Connosco a aprendizagem não anda sozinha, caminha lado a lado com o afecto característico das relações saudáveis estabelecidas entre a criança e o adulto, que é uma referência sólida e segura. Só assim nos é possível ponderar aprendizagens significativas, que não dependem apenas de um contexto formal, mas que se alargam a horizontes, que não cabem dentro de quatro paredes.

Estamos cientes das enormes diferenças que caracterizam as diversas valências, assim como somos sensíveis às transições, tantas vezes mais dolorosas para os pais do que para as próprias crianças. Por vezes podemos sentir que as nossas crianças são menos capazes do que realmente são, que estão indefesas quando, de facto, já têm ferramentas suficientes para fazer face a desafios que imaginamos desestruturantes. Por isso mostramos tanta surpresa quando a adaptação corre bem, quando as crianças se mostram capazes de respostas seguras em que nunca acreditámos.

LER ARTIGO COMPLETO

 

 

Contactos

Rua Corsário das Ilhas,
Parque das Nações
1990-249 Lisboa, Portugal

Tel. +351 21 851 03 63
Fax +351 21 851 31 09