Provas de Aferição 2019

A avaliação externa das aprendizagens realiza-se no 2º, 5º e 8º Anos de escolaridade. Por sua vez o Externato João XXIII realiza Provas Finais de Ciclo no 4º e 6º ano de escolaridade

A avaliação externa das aprendizagens dos alunos do ensino básico, na modalidade de Provas de Aferição realiza-se no 2º, 5º e 8ºAnos de escolaridade.

De acordo com a legislação, as Provas de Aferição visam:

• Acompanhar o desenvolvimento do currículo nas diferentes áreas;
  • Fornecer informações detalhadas às escolas, aos professores, aos encarregados de educação e aos próprios alunos sobre o desempenho destes últimos;
  • Potenciar uma intervenção pedagógica atempada, dirigida às dificuldades específicas de cada aluno.

Cumulativamente, o Externato João XXIII realiza Provas Finais de Ciclo, no 4º e 6º Ano, que visam contribuir para uma melhor tomada de decisão de caráter pedagógico e organizacional, permitir um melhor conhecimento sobre a aprendizagem dos nossos alunos e consolidar uma cultura de exigência, rigor e qualidade.

Com estas provas no final de cada ciclo formativo, o Externato João XXIII pretende promover um instrumento de regulação que permite à escola, no âmbito da sua autonomia pedagógica e curricular garantir que os seus alunos adquirem os conhecimentos e competências relevantes em cada ciclo de ensino e construir uma informação útil de cada aluno, relevante para a gestão do trabalho pedagógico e para uma melhor articulação entre ciclos.

No 2.º ano do 1.º CEB, realizam-se as seguintes provas (Informação Provas de Aferição do 2º Ano- link)

• Português e Estudo do Meio – 17 de junho (10:00H);
  • Matemática e Estudo do Meio - 19 de junho (10:00H)
  • Expressões Artísticas – entre 2 a 10 de maio;
  • Expressões Físico- Motoras - entre 2 a 10 de maio;

As duas provas de Expressões são realizadas no contexto do grupo-turma e são constituídas por tarefas que requerem um desempenho prático em situações com organização individual, em pares ou em grupo.

A aplicação das duas provas, incluindo a preparação do material e a organização da turma para a sua realização, é da responsabilidade do professor titular da turma.

No 5º Ano do 2º CEB realiza-se  as seguintes provas (Informação Provas de Aferição do 5º Ano- link):

• Matemática e Ciências Naturais – 6 de junho (11:30H);
  • História e Geografia de Portugal – 12 de junho (11:30H);
  • Educação Física – entre 20 a 29 de maio;

No 8º Ano do 3º CEB realiza-se  as seguintes provas (Informação Provas de Aferição do 8º Ano- link):

• Português - 6 de junho (09:30H);
  • História e Geografia - 12 de junho (09:30H)

A disponibilização dos relatórios individuais das provas de aferição, dos relatórios de escola e dos resultados globais das provas de aferição tem lugar no próximo ano letivo 2019-2020.