Ua Lhéngua Ouropeia

Ua Lhéngua Ouropeia

A Língua Mirandesa foi o destaque do Dia Europeu de Línguas

O Departamento de Línguas e Ciências Sociais e Humanas assinalou no passado dia 26 de Setembro, Dia Europeu das Línguas com uma palestra sobre a Língua Mirandesa. A convidada para apresentar esta língua falada no Nordeste de Portugal, já desde antes da fundação da nacionalidade portuguesa, foi a professora Adelaide Monteiro.

O mirandês é uma língua românica, com origem no latim, que deu origem à família de línguas astur-leonesas – onde a língua mirandesa se integra, e que se formaram entre os séculos VI-VIII. Até 1884 foi uma língua apenas oral.

Atualmente fala-se em quase todas as aldeias do concelho de Miranda do Douro e em três aldeias do concelho de Vimioso e também é falado por emigrantes da região, dentro e fora de Portugal. O Mirandês sobreviveu até aos nossos dias porque a sua região tem uma forte consciência linguística, com capacidade de autossubsistência ao longo do tempo.

Em 1999, com a lei nº 7/99, de 29 de janeiro, o mirandês foi oficialmente reconhecido como língua regional de Portugal. Após as Jornadas para a Carta Europeia para as Línguas Minoritárias, realizadas em Miranda do Douro em dezembro de 2017, foi apresentada ao Governo português uma proposta para o reconhecimento do Mirandês como língua minoritária europeia. Desta forma, o Governo terá que adotar os mecanismos necessários para a proteção, salvaguarda e valorização deste património do nosso país.

Durante esta sessão especial, os nossos alunos aprenderam algumas frases em Mirandês, fizeram questões e conheceram melhor as tradições e a cultura de uma parte tantas vezes esquecida do nosso território.

 

 

Ne l passado die 26 de setembre, l Departamiento de Lhénguas i Ciéncias Sociales i Houmanas de l Sternato,  assinalou ne l passado die 26 de setembre, l Die Ouropeu de las Lhénguas cun ua palhestra subre la Lhéngua Mirandesa. La cumbidada para apersentar esta lhéngua falada ne l Nordiste de Pertual, yá zde antes de la fundaçon de la nacionalidade pertuesa, fui la porsora Adelaide Monteiro.

L mirandés ye ua lhéngua románica, cun ourige ne l lhatin, que dou ourige a la família de lhénguas astur-lheonesas – adonde la lhéngua mirandesa se antegra, i que se formórun antre ls seclos VI-BIII. Até 1884 fui ua lhéngua solo oural.

Atualmente fala-se an quaije todas las aldés de l cunceilho de Miranda de l Douro i an trés aldés de l cunceilho de Bumioso i tamien ye falado por eimigrantes de la region, drento i fura de Pertual. L Mirandés subrebibeu até als nuossos dies porque la sue region ten ua fuorte cuncéncia lhenguística, cun capacidade d'outossusisténcia al lhongo de l tiempo.

Contactos

Rua Corsário das Ilhas,
Parque das Nações
1990-249 Lisboa, Portugal

Tel. +351 21 851 03 63
Fax +351 21 851 31 09