O Externato João XXIII assinalou o seu 56º Aniversário

Fundado em 1963, o Externato João XXIII recordou e homenageou os seus fundadores – Dulce Moreira Marques e António Marques – e partilhou o momento de alegria com toda a comunidade educativa.

No âmbito das iniciativas do 56º aniversário do Externato João XXIII, destaque para a Missa solene, celebrada pelo Cónego Paulo Franco e pelo Padre Hugo Gonçalves, o X Corta-Mato que decorreu no dia 14 de novembro no Jardim Cabeço das Rolas e a cerimónia de entrega de prémios de Louvor e de Mérito aos alunos que se destacaram no ano letivo 2018-2019.

Na mensagem dirigida à comunidade educativa, a direção e toda a equipa do Externato João XXIII reafirmaram a fidelidade aos princípios que presidiram à fundação do estabelecimento de ensino

“Reafirmamos os valores que nos distinguem: a dignificação da escola, a valorização dos profissionais da educação, a defesa de uma educação de afetos e de valores e a promoção do sucesso nas aprendizagens”.
“Queremos agradecer o apoio e colaboração de todos aqueles que contribuem para o sucesso e engrandecimento do Externato João XXIII: alunos, famílias, docentes e funcionários. Com o apoio de toda a comunidade educativa vamos continuar a projetar o futuro”.

Entrega de Prémios

As cerimónias que assinalaram o aniversário do Externato culminaram com a entrega de Diplomas de Louvor e Diplomas de Mérito.

Na ocasião foram distinguidas com o Prémio Melhor Aluno, as alunas Beatriz Abreu e Madalena Martins que completaram com Mérito o seu percurso no Externato João XXIII.

Foram distinguidos cerca de 90 alunos do 1º ao 9º ano. O quadro de Louvor pretende reconhecer, incentivar e premiar os alunos que revelaram grandes capacidades ou atitudes exemplares, que desenvolveram iniciativas ou acções meritórias em favor da comunidade onde estão inseridas e apresentaram interesse ou desenvolveram actividades em que se destacaram, em representação da comunidade escolar.

Esta distinção pretende promover atitudes exemplares de superação de dificuldades, atitudes de tolerância e participação na resolução de problemas. Solidariedade para com os colegas, ajuda a alunos com dificuldades de aprendizagem, abertura e disponibilidade na realização das tarefas propostas e /ou reconhecimento resultante da participação em actividades internas ou externas, são critérios tidos em consideração.

Na entrega dos Diplomas, foi enaltecido o esforço dos alunos distinguidos ao alcançarem o desejado Mérito, quer pela postura e atitudes, quer pelo empenho no sucesso académico. Este prémio merece ser partilhado por toda a comunidade, em particular com os colegas, a família e os docentes (educadores e professores) que acompanharam e acompanham o percurso dos alunos no Externato João XXIII.

Parabéns.