Plano Nacional das Artes

Plano Nacional das Artes

Comissário do Plano Nacional das Artes visitou o Externato joão XXIII

O Plano Nacional das Artes foi o tema do encontro com Paulo Pires do Vale, comissário da estrutura de missão criada pelas áreas da Cultura e da Educação para elaborar o referido plano.

No âmbito das celebrações do 56º aniversário do Externato João XXIII e no ciclo de  conferências “Os Pais na Escola”, o professor, ensaísta e curador Paulo Pires do Vale apresentou a estratégia do Plano Nacional das Artes e dialogou com professores e encarregados de educação do Externato João XXIII.

O Plano Nacional das Artes, desenvolvido pelas áreas governativas da Cultura e da Educação, tem como objetivo tornar as artes mais acessíveis aos cidadãos, em particular às crianças e aos jovens, através da comunidade educativa, promovendo a participação, fruição e criação cultural, numa lógica de inclusão e aprendizagem ao longo da vida.

Pretende incentivar o compromisso cultural das comunidades e organizações e desenvolver redes de colaboração e parcerias com entidades públicas e privadas, designadamente, trabalhando em articulação com os planos, programas e redes pré-existentes. 

Entre as medidas propostas na estratégia do Plano Nacional das Artes, Paulo Pires do Vale destacou as iniciativas como o Projeto Cultural de Escola, a constituição de um Índice de Impacto Cultural das Organizações ou a criação de uma Academia de cursos e formação para educadores e professores.

O Projeto Cultural de Escola, propõe a criação de um cargo de coordenador em cada estabelecimento de ensino, responsável por desenhar um programa cultural adaptado ao contexto, em parceria com as autarquias, as estruturas artísticas e a comunidade educativa.

Na área da Política Cultural, destaca-se a criação de um Índice de Impacto Cultural das Organizações, instrumento de medição que será desenvolvido em parceria com o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE-IUL. À semelhança dos Índices de Impacte Ambiental, vai parametrizar e quantificar o impacto cultural das organizações, promovendo e dando visibilidade ao contributo das artes e do património na qualidade de vida das comunidades.  

O PNA pretende robustecer as artes nas escolas como ferramenta para as várias disciplinas, propondo recursos pedagógicos que aproveitam as expressões artísticas para trabalhar conteúdos de Cidadania e Desenvolvimento. Esses recursos serão disponibilizados a professores e alunos no Portal do PNA, uma plataforma online que também fará o mapeamento da oferta cultural nas áreas da Arte, Educação e Comunidade.

Contactos

Rua Corsário das Ilhas,
Parque das Nações
1990-249 Lisboa, Portugal

Tel. +351 21 851 03 63
Fax +351 21 851 31 09