Uma nova escola,
feita à nossa medida

As nossas Instalações

O Externato João XXIII está localizado no Parque das Nações, Rua Corsário das Ilhas, junto ao Hospital CUF das Descobertas.
O novo equipamento escolar inaugurado no Ano letivo 2010-2011 obedece às mais recentes exigências de certificação e oferece as valências de creche, jardim-de-infância, escola do 1º Ciclo, escola do 2º Ciclo e escola do 3º Ciclo do Ensino Básico.

A escola (edifício) foi desenvolvida a partir de uma solução de implantação em forma de “U”, envolvendo e protegendo o espaço central dedicado às atividades ao ar livre. É formado por um corpo caracterizado pela localização das salas de aula, com dois pisos; um corpo de um piso para a administração/direção e um corpo destinado a atividades desportivas e constituído por Pavilhão Gimnodesportivo, sala de Ballet / sala de Judo, Piscina e balneários de apoio.
No centro de todo o conjunto, situa-se um espaço interior, equipado de espaços de recreio e jogo. São estabelecidas áreas diferenciadas e hierarquizadas de acordo com a idade dos alunos.
O edifício da administração, composto pela Secretaria, gabinetes de atendimento aos encarregados de educação, gabinete médico e gabinete de Psicologia Educativa, está localizado junto da entrada e estabelece a ligação entre as salas de aula e atividades desportivas. O corpo das salas de aula, sendo o de maior dimensão, formaliza hierarquias de usos e níveis distintos de ensino, ao longo do edifício.

A Creche/Infantário e Pré-escolar funcionam no piso 0 do corpo das salas de aula. Na zona central deste piso localiza-se os refeitórios/sala polivalente, cozinha de apoio, bem como o bar e papelaria. É composta por três salas de berçário com sala parque anexa e está equipada com copa de leites e aquecimento de alimentos, três salas destinadas à faixa entre a aquisição de marcha e os 24 meses e três salas entre os 24 meses e os 36 meses. O programa completa-se com instalações sanitárias de apoio às crianças, educadores, deficientes motores e zona de bacios, dimensionadas de acordo com a lotação prevista. É ainda criada uma zona de recepção junto da entrada no edifício, sala polivalente/refeitório, gabinete da direcção, sala de funcionários e zona de isolamento.

O Pré-escolar é constituído por duas salas de actividades dos 3 anos, duas salas dos 4 anos e duas salas dos 5 anos, bem como instalações de apoio nomeadamente; refeitório / sala polivalente, gabinete de professores e instalações sanitárias para crianças e adultos e deficientes.

No piso 1 situa-se o 1º ciclo (Ensino Básico) com oito salas de aulas e instalações de apoio e o 2 º Ciclo (Ensino Básico) com quatro salas de aula, sala de música, sala de ciências, sala de EVT, sala de informática e centro de recursos.

No piso 2 localiza-se o 3º Ciclo (Ensino Básico) com seis salas de aula, salas específicas de Educação Visual, Educação Tecnológica, Espaço Oficinal, Gabinete de Professores, Sala de Seminário, Espaço de Convívio e todos os espaços comuns de apoio.

Estruturas de apoio

Pavilhão Gimnodesportivo e piscina com balneários de apoio ao universo escolar que irá permitir a prática de educação física, actividades extracurriculares e a realização de actividades lúdicas inseridas no conceito de interligação Pais – Escola – Comunidade
Estacionamento coberto vocacionado para o corpo docente e discente, com a lotação de 62 lugares sendo dois para deficientes motores. Estacionamento descoberto com a lotação de 44 lugares e com área para permitir a paragem fora da via pública e largada de alunos.
Espaços exteriores compondo-se por áreas de lazer hierarquizadas afectas aos vários níveis de ensino e crescimento, prevendo-se a colocação de objectos didácticos apropriados para os níveis etários da creche/infantário e Pré-escolar e ainda um campo polidesportivo para os alunos do 1º, 2º e 3º Ciclo. Numa segunda fase e após a construção do silo será usada a área de 10.271,50m2 em direito de superfície para a criação de um campo polidesportivo e campos de ténis, recreio coberto e descoberto.
Na concepção do edifício procurou-se estabelecer um relacionamento entre os acessos e as áreas específicas e programáticas, de acordo com as comunidades educativas envolvidas.

Segurança e acessibilidade

A circulação de veículos de emergência é assegurada pela existência de um anel de segurança em volta do edifício.
A segurança será conseguida por elementos de construção e mecanismos de sinalização e alarme, sendo a sua manutenção e a vigilância efectuadas a partir do serviço de portaria.
Foram eliminadas barreiras arquitectónicas, e previstos elevadores que asseguram a totalidade de percursos acessíveis a deficientes motores. As soleiras são desenhadas de forma a não constituírem impedimento ou dificuldade de circulação e os materiais dos pavimentos a aplicar terão características apropriadas para a circulação em segurança.