Creche

Procuramos que o Infantário seja, cada vez mais, um espaço de educação por excelência, cujo principal objectivo é o desenvolvimento pleno das nossas crianças.

O Infantário tem adquirido ao longo dos anos uma crescente importância na vida das crianças e dos seus Pais e Encarregados de Educação. O Externato João XXIII orgulha-se do trabalho que tem desenvolvido mas está atento às novas exigências dos Pais e Encarregados de Educação.

Assim procuramos que o Infantário seja, cada vez mais, um espaço de educação por excelência, cujo principal objectivo é o desenvolvimento pleno das nossas crianças.

As crianças estão sempre dependentes do contacto humano, da relação com o “outro” e para que o processo de aprendizagem se realize é importante estabelecer uma relação entre Pais, Crianças e Educadores assente no respeito, cooperação e solidariedade. Sem querer substituir a família, procuramos que o tempo que as crianças permanecem no Externato João XXIII seja sinónimo de alegria e felicidade, oferecendo os melhores cuidados, carinho, compreensão e atenção.
É importante lembrar que o afecto e a ternura que envolve as crianças são a base para o seu desenvolvimento e, nesse sentido o Infantário é um espaço de encorajamento para a aprendizagem e experimentação do “Mundo” à espera de ser descoberto. As actividades das crianças não podem ser impostas, mas antes integradas nos seus contactos naturais. Não existem jogos nem actividades por si só, as crianças revelam interesse por tudo o que as rodeia e são incentivadas a serem activas, desenvolvendo a sua natural curiosidade.

A individualidade de cada novo ser que nos surge deve ser respeitada, bem como o seu ritmo de desenvolvimento e aprendizagem. A sua capacidade de atenção vai sendo maior se lhe for permitido que siga o seu próprio ritmo e interesse.

É principalmente nos dois primeiros anos de vida que se verifica um maior e mais rápido crescimento físico e motor. Nesse sentido, o Externato João XXIII adoptou competências próprias:

  • Criar um ambiente seguro, confortável e acolhedor, onde a criança se sinta feliz;
  • Criar um clima favorável ao bom relacionamento físico, emocional, social e intelectual;
  • Ajudar no desenvolvimento global das crianças através de actividades criativas e encorajadoras;
  • Despertar a curiosidade para que aprendam fazendo;
  • Fomentar a relação Escola/Família.

Programas e Competências

As competências específicas ao nível da sala dos 2 anos promovem um ambiente rico em estímulos, favorecendo a criatividade e a alegria.
Programa expressão motora. Estimula a motricidade fina e ampla, desenvolve a noção de lateralidade e exercita a coordenação óculo-manual.
Programa expressão plástica. Desenvolve a criatividade e a imaginação, explorando diversos materiais.
Programa expressão musical. Desenvolve a sensibilidade auditiva, tornando mais fácil a aprendizagem de sons.
Programa expressão dramática. Através do movimento corporal dramatiza histórias, contribuindo para o desenvolvimento da imaginação.
Programa lógico-matemático. Desenvolvimento da capacidade de atenção e memorização.
Programa linguagem oral. Pretende activar a destreza verbal, aperfeiçoando a linguagem e aumentando o vocabulário.
Programa conhecimento do Mundo. Transporta a criança para o Mundo que a rodeia, desenvolvendo a capacidade de observação, o conhecimento do meio ambiente e dos momentos festivos.
Programa Adaptação ao Meio Aquático. Sob orientação de professores habilitados, na nossa piscina, este programa contribuí para o desenvolvimento físico, psicomotor e social, para melhorar a coordenação coma bilateralidade dos movimentos e aumentar a resistência cardiorespiratória.

Serviços Incluídos

  • Expressão das Artes (Plástica, Dramática e Musical)
  • Música para Bebés (metodologia de Edwin Gordon)
  • Psicomotricidade
  • Espaço Saúde
  • Horário Alargado (7:30H – 19:30H): Sem custos adicionais.