13 Jun  - 

Cubos com ilusão de óptica

“Cubos com ilusão de óptica” é o tema da exposição que presentemente está patente no hall do Externato João XXIII, da responsabilidade dos alunos do 9º Ano, no âmbito da disciplina de Educação Visual.

Partindo da obra da pintora Inglesa, Bridget Riley, e inspirados no estilo da Op Art, que trouxe o reconhecimento e a projeção à artista, foi desenvolvido, durante as aulas de Educação Visual, nas turmas do 9º ano, várias composições visuais, através do desenho e pintura das diferentes fases de um cubo.

Estas Composições consistem em padrões geométricos a preto e branco e outros a cores, que exploram o dinamismo da vista, além de produzirem um efeito desorientador nos olhos.

A exposição – “The Responsive Eye” – de 1965, no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, trouxe a projeção e o reconhecimento à Op Art e também a Bridget Riley. A estética de Bridget Riley, faz parte de um conjunto de práticas experimentais desenvolvidas durante o período pós-guerra, a partir das quais, alguns conceitos não representacionais são explorados e desenvolvidos.

A sua arte foca-se em transportar até aos sentidos do observador, as forças imateriais de uma natureza subtil, recém

concebida; uma natureza comandada pela interação da luz, do calor e da energia; uma natureza Einsteiniana da dualidade de onda-partícula; uma natureza de forças invisíveis. Essa natureza, é revelada nos seus trabalhos, através de relações plásticas puras, agrupadas através de uma abordagem fenomenológica, que isola e amplia as formas e as relações essenciais.