No Pré-Escolar valorizámos as competências gerais com Projetos de Aprendizagem próprios de iniciação à Língua Inglesa, à Leitura e à Escrita, à Natação e à interação com a Matemática, através do uso e manipulação de materiais didáticos.
A preparação para a entrada na escolaridade obrigatória (1º ano do Ensino Básico) é um dos objetivos desta etapa do Pré-Escolar, pelo que incluímos no nosso currículo o Programa de Desenvolvimento das Competências Fonológicas, tendo em vista estimular as aptidões necessárias à aprendizagem da leitura e da escrita, para que funcione como medida preventiva para o sucesso no desempenho no 1º ano.
O Projeto Pontes, que decorre nas Salas dos 5 anos, reveste-se de uma extraordinária importância, para avaliar maturidade da criança face ao início da escolaridade obrigatória. Através de Provas de Diagnóstico avaliamos as capacidades básicas envolvidas na aprendizagem escolar, de modo a ajudar o educador a planear actividades de desenvolvimento dos aspetos mais deficitários, contribuindo para facilitar o desenvolvimento cognitivo de cada criança e para a sua mais fácil adaptação às exigências do papel de estudante.
Importa também realçar também os aspetos práticos da nossa organização e funcionamento de forma a responder às necessidades das famílias: horário alargado sem custos adicional, escola aberta todo o ano, oferta de atividades extracurriculares e de férias sob orientação da equipa de Educadoras e docentes do Externato.
(in Notícias do Parque, abril 2021)