A entrevista foi coletiva, uma vez que a Direção Pedagógica do Externato João XXIII, é partilhada, de forma a permitir uma intervenção específica nos domínios pedagógicos e didático. Participaram na entrevista a Educadora Sofia Baptista, responsável do Pré-Escolar, a Professora Filomena Pires, coordenadora do 1º Ciclo e a Professora Dulce Ólim que orienta o 2º e 3º ciclo do Ensino Básico.
“Eleger uma escola é antes de mais selecionar um caminho, optar por uma vivência pedagógica, escolher um ensino de rigor e um processo de aprendizagem e formação humana.
O Externato João XXIII é um projeto educativo com forte cariz familiar, com um valioso legado de cinco décadas de experiência ajustado aos dias de hoje, onde cada aluno é único e precioso.
Acreditamos num ensino de rigor e níveis altos de aprendizagem, num currículo diversificado, estimulante e criativo e num perfil de aluno João XXIII responsável, tolerante, solidário, empreendedor. Um aluno feliz com a sua escola e com bons hábitos de autonomia, será sempre um aluno com maior rendimento e melhores resultados”
De forma sucinta, quais são as principais linhas do Projeto Educativo? Desde berçário ao 9º ano?
A partir da nossa experiência de quase 6 décadas de ensino delineamos um Projeto Educativo que assenta em duas figuras metafóricas essenciais: a figura da Família e a figura da Casa. A primeira coaduna-se com a esfera dos Valores e Afetos, a Escola como Família procura ilustrar a nossa preocupação com o bem-estar dos alunos e com o seu crescimento harmonioso. A segunda figura incorpora a esfera dos Conhecimentos, a Escola como Casa procura ilustrar a construção dos diferentes saberes. A finalidade suprema do nosso Projeto é o desenvolvimento integral da pessoa do Aluno. Para tal, do berçário ao 9º ano trabalhamos, diariamente, na otimização das competências pessoais, emocionais e académicas dos alunos, estimulando a excelência e o mérito.
Fale-nos sobre o Projeto de Desenvolvimento Curricular – com ênfase no enriquecimento do currículo?
O Projeto de Desenvolvimento Curricular define a nossa essência, apoia-se numa educação que perspetiva o futuro através da Diversidade e da Singularidade. Uma Diversidade na promoção e desenvolvimento de competências nos vários domínios disciplinares. Ao longo de todo o processo de ensino e aprendizagem, damos grande importância ao ensino da Língua Materna, da Matemática e do Inglês, dado o seu caráter transversal. Assumimos a tarefa de formar leitores críticos e proficientes que saibam comportar-se nas mais diversas situações comunicativas. Apostamos na literacia matemática que desempenha um papel significativo na vida quotidiana. Desenvolvemos um projeto de Inglês curricular com objetivos ambiciosos que vão para além do programa oficial através da metodologia Cambridge.
Para ajudar na construção dos saberes que se querem bem alicerçados, mas também plenos e funcionais, com fortes estruturas de sustentação, a nossa escola apresenta Singularidade. Aposta, desde a Educação Pré-escolar na Prática Desportiva, com especial enfoque na aprendizagem da Natação em piscina própria e no ensino das Artes, com destaque para a Música.
Valorizamos, também, a componente de enriquecimento curricular recorrendo à criação de disciplinas como, por exemplo: a Filosofia para Crianças; a Prática Filosófica; o Experimentar Ciências; o Desafiar Matemática; a Expressão e Comunicação; o Estudo Autónomo e a Assembleia de Turma; e através de dinâmicas pedagógicas de natureza interdisciplinar, baseando o ensino em tarefas desafiantes que estimulam a construção de conhecimentos, promovem a criatividade, propiciam a investigação e favorecem o pensamento crítico e reflexivo.
Importa também realçar os aspetos práticos da nossa organização e funcionamento de forma a responder às necessidades das famílias: horário alargado sem custos adicional, escola aberta todo o ano e a oferta de um leque abrangente de atividades extracurriculares e de férias que agregam valor e conhecimento aos nossos alunos.
(in Notícias do Parque, abril 2021)