À Descoberta

Através da forma favorita de comunicação, as histórias, desenvolvem-se atividades multissensoriais, histórias com fantoche, jogos, pinturas, conversas estimulando a capacidade de imaginação.

O “À descoberta…” pretende explorar de uma forma combinada algumas das inteligências, nomeadamente a linguística, a emocional, a interpessoal e a naturalista.

Pretende-se que através da sua forma favorita de comunicação, as histórias, se desenvolvam tarefas que promovem a literacia emergente e o conhecimento do mundo. Conjugando-se um “clube do livro” com atividades multissensoriais, falar-se-á sobre emoções, pintores e os seus quadros, o mundo e o que nele acontece, construir-se-ão histórias com fantoches e tantas outras formas de aprender sobre tudo o que nos rodeia. Tudo será feito de uma forma lúdica, com a realização de jogos, pinturas e conversas, estimulando a capacidade de imaginação dos mais novos e o debate de ideias, promovendo o respeito e aceitação pela opinião do outro.

Todos os meses, será apresentado uma personalidade do mundo: um compositor, um pintor, um cantor… Pretende-se enquadrá-los na sua área de atuação e pelo qual ficaram conhecidos, enquadrá-los no mundo e ver os seus trabalhos e porque razão ainda hoje se fala neles.

Serão trabalhados livros infantis, onde serão feitas tarefas de compreensão leitora adequadas à sua idade. As histórias promovem o aumento do vocabulário, uma vez que são expostos a palavras novas, estruturação de frases mais elaboradas (do que as utilizadas em discurso do quotidiano) e promovem também a associação de conceitos. Desenvolver a memória, a capacidade de atenção e a compreensão, uma vez que desde que a criança crie uma relação com a história que está a ser lida, vai memorizar características, articular e ideias e estar motivado a compreender a história. No processo de contar e ouvir histórias, há um desfio mental ao decifrar os enigmas da história, potenciando a capacidade cognitiva, estimulando a imaginação e a criatividade, cultivando o imaginário, a concentração e o raciocínio lógico.

Serão ainda feitos jogos infantis. Jogos que promovam a empatia, o espírito de equipa e a amizade.

  • Idades: Pré escolar (3, 4 e 5 anos)
  • Modalidade: 2 vezes semana
  • Duração: 40 minutos

Para inscrições ou mais informação sobre esta atividade entre em contacto connosco.