A dança como disciplina artística
As disciplinas artísticas são diferentes entre si, cada uma tem as suas formas de exprimir o que pensamos e sentimos sobre nós próprios e sobre o mundo que nos rodeia.
Os principais pontos de partida da nossa aula de dança:
- Todos podem e sabem dançar
- Ensinar é mais do que transmitir conhecimentos e formas de fazer.
- Os alunos não são uma massa passiva de receptores de conhecimento, mas também são uma parte activa na sala de aula, as suas contribuições são sempre valorizadas.
Os objectivos
- Desenvolver as capacidades coordenação, flexibilidade e força: usando como base a técnica de dança clássica.
- Facilitar a criação de movimento: dando como estimulo diferentes temas, que os alunos em grupo ou individualmente desenvolvem ao longo da aula.
- Encorajar os alunos a serem criativos na forma como criam as suas próprias danças: no final da aula todos os alunos apresentam os seus trabalhos que são apreciados por a professora e todos os colegas, descobrindo assim diferentes formas de resolverem o mesmo problema.
As aulas são sempre acompanhadas com música e os temas a trabalhar são propostos pela professora ou pelos alunos.
Trabalhamos ao longo do ano para além da coordenação, postura, flexibilidade e força, a criatividade, a relação do corpo com o espaço e tempo, a memória, a capacidade de análise, a confiança em si, a expressividade, a musicalidade e o trabalho em grupo.
Como a aluna se deve apresentar na sala de aula:
- Cabelo apanhado com rabo-de-cavalo ou carrapito, maillot, collants, sapatilhas de ballet (com elástico), e saia (opcional).
Modalidades
- Iniciação ao Ballet – 2 aulas por semana para alunas do Pré-Escolar ( 3 a 5 anos);
- Ballet e Dança Criativa – 2 aulas por semana para alunas do Ensino Básico ( 6 a 11 anos);
Biografia da professora
Dora Carvalho nasceu em Lisboa em 1968. Destaca na sua formação Académica a frequência na licenciatura de Dança da Faculdade de Motricidade Humana (1988/92) o IIIº Curso de Monitores de Dança para a Comunidade do Forum Dança (1993/94) e a Pós-Graduação em Gestão Cultural – Universidade Lusófona (2005/6).
Na sua formação em pedagogia da dança destaca os professores Marion Gough (UK), Jeff Meinners (UK) e Madalena Victorino (PT).Iniciou a sua actividade profissional como professora de ballet e dança criativa em 1994 em várias escolas, e desde 1997 lecciona estas disciplinas no Externato João XXIII.
Desde Novembro de 1996 trabalha no Forum Dança e desde 2000 é Vice- Presidente da Associação, acumulando as funções de Gestão financeira e direcção de vários projectos, entre os quais o Curso de Gestão/Produção das Artes do Espectáculo que iniciou em Novembro de 2009 a sua 17ª edição, e o Arte Jovem, um programa artístico dirigido a crianças, que conta já com 7 edições.