Bateria

A Bateria é um instrumento divertido que ajuda na autoconfiança e concentração.

O que é?

A Bateria é um instrumento de percussão que apareceu no início do século XX. Trata-se de um conjunto de tambores e pratos colocados de uma forma própria para que sejam percutidos por uma só pessoa, com a ajuda de baquetas, vassourinhas ou bilros. É um instrumento eclético, geralmente usado nos estilos musicais do Jazz, hip-hop, rock e pop, sendo uma componente essencial da música contemporânea. Hoje em dia existem para além das baterias acústicas as baterias electrónicas que vieram facilitar o estudo em casa.

Benefícios

A aprendizagem de um instrumento rítmico como a bateria tem uma componente muito importante na formação, educação e até ao nível físico, mental e social.

  • Ajuda a ganhar autoconfiança, ao ultrapassar os exercícios que são propostos,
  • É uma importante ajuda para nos conhecermos melhor, mas também aos outros, através de aulas em grupo ou quando tocamos em banda.
  • Ensina uma linguagem universal que ultrapassa: género, raça, idade, cultura e nacionalidade.
  • Ajuda noutros factores da nossa vida, como na aprendizagem de um foco, disciplina, concentração e capacidade para ultrapassar desafios.

Para além de tudo isto é um instrumento muito divertido, que ajuda a aliviar o stress do quotidiano.

Método

As aulas são dadas na escola em conjunto, o que ajuda na interação entre os alunos.

O curso é composto, por uma componente mais teórica, onde se aprende a ler uma pauta para bateria, figuras rítmicas, etc., mas sempre acompanhado pelo lado prático em que ao mesmo tempo vão aprendendo, como se executa no instrumento.

A aprendizagem é realizada a tocar e acompanhar músicas, sugeridas pelo professor ou pelos próprios alunos.

Público Alvo

  •  Alunos do 1.º ciclo – 6 aos 9 anos
  • Alunos do 2.º e 3.º ciclo – 10 aos 15 anos

Professor – Eduardo Paulo Basso

Nasceu em 1967, em Macau. Com o Professor Fernando Israel teve aulas de Treino Auditivo, Teoria Musical e Órgão. Estudou Bateria com André Sousa Machado, Aldo Caviglia (Argentino), Franny Gallerani (USA), Zézé N’Gambi, Taínah, Xico Zé, Pedro Viana e Osvaldo Pegudo. Teve aulas de Tablas com o músico Indiano Bondo.
No Hot Club de Portugal frequentou o Curso Geral e o Curso de Ritmo Afro-Cubano (percussão) dado pelo baterista norte-americano Mark Holen.

Participou em Workshops com Victor Lewis, Billy Hart, Steve Ellington, Akira Jimbo e Dom Famularo.Participou em vários programas televisivos como a “Praça da Alegria”, “Bom Dia Portugal”, “Acontece”, “Top +” e “Outra Face da Lua” (Júlio Isidro).

Para inscrições ou mais informação sobre esta atividade entre em contacto connosco.