Por esse motivo, cada sala do pré-escolar é dividida em dois grupos; em determinado dia da semana uma metade frequenta a aula de AMA para o pré-escolar e a outra metade da sala a atividade de psicomotricidade. A metade que frequenta a piscina é ainda dividida em duas turmas (dois professores/as), pelo que o rácio professor/criança é bastante baixo, cerca de 6 crianças por adulto. Esta decisão estratégica tem-se revelado excelente, pois a atenção prestada a cada criança é muito grande, sendo este um dos reconhecidos factores de diferença na qualidade do ensino (classes reduzidas para um acompanhamento personalizado a cada criança e às suas necessidades próprias).
Metodologia
Porque o ser humano é um Ser Lúdico (que desde que nasce, aprende e apreende o mundo que o rodeia através do Jogo, da atividade lúdica e do experimentar), os jogos são ferramentas essenciais para alcançarmos os objectivos propostos, especialmente nas fases da Adaptação ao Meio Aquático.
A experiência orientada, a paciência, profissionalismo e o carinho para com as nossas crianças, são factores importantíssimos no momento de partilharmos experiências com as crianças. O reforço da autoconfiança (não penalizar o erro na aprendizagem, pois errar é bom, para aprendermos com o erro e avançarmos, evoluirmos) é essencial, assim como cultivar a cultura da cooperação (!) e não da competição, que desmotiva e desvaloriza as crianças que em determinada atividade concreta não são tão bons quantos outros colegas.
Festival de Natação
Uma das melhores formas de constatarmos a alegria que quase 100% das nossas crianças tem na prática desta atividade é o nosso Festival de Natação do pré-escolar, que realizamos próximo do final do 3º período. Nele percebemos (especialmente mãe e pai) como as crianças evoluíram tanto, e como estão bastante à-vontade em meio aquático.
Em inúmeros casos, crianças das salas dos 4 anos, mas em especial dos 5 anos, já apresentem nesta fase níveis de adaptação excelente, não apenas nas técnicas de nado (particularmente costas), mas nas restantes competências que nos importam desenvolver e estimular: boa flutuação, apneia e percursos subaquáticos, saltos de fora da piscina (por vezes dos blocos de partida), sempre com comportamentos ótimos de segurança. Finalmente, este é um tema que tratamos com grande cuidado e respeito, pois as crianças são desde cedo ensinadas a respeitar os/as colegas, o material e espaço de ensino (a piscina é uma ‘sala de aula e de recreio em simultâneo), e a água e as suas qualidades mas também perigos.
Aos familiares o alerta de que quanto mais à-vontade e autónoma está uma criança em meio aquático, maiores e permanentes têm de ser os cuidados e vigilância dos adultos que estejam tomar conta das crianças, pois após uma época de grandes progressos as crianças querem demonstrá-los na praia, rios, e especialmente em piscinas!