O projeto desenvolvido por Joana Valente, responsável também pela área curricular “Competências Fonológicas” do Pré-Escolar pretende que se desenvolvam tarefas com os alunos do primeiro ciclo, do processamento fonológico (memória fonológica e acesso lexical) e compreensão leitora.
“Neste projeto, pretende-se potenciar o desenvolvimento de competências para a leitura e a escrita, bem como mantendo um papel fundamental de prevenção e captação de possíveis dificuldades, para que se intervenha o mais rapidamente possível em caso de necessidade”, explica Joana Valente.
O processo de aprendizagem da leitura e escrita, é um processo complexo, que implica a associação de variadíssimas conexões neuronais, que se refletem na realização de atividades académicas.
Para que essas conexões sejam realizadas com sucesso, é importante que sejam treinadas e, acima de tudo, que se identifique com rapidez, crianças com mais dificuldades em determinadas tarefas, o que faz com que haja um “bloqueio” nas atividades subsequentes que culminam numa leitura e escritas pouco fluentes e aprendizagens associadas, nomeadamente na matemática (compreensão das tarefas/questões problemáticas).
Joana Valente realça que “a leitura deve ser avaliada em 3 princípios”:
- Velocidade – número de palavras lidas por minuto;
- Precisão – número e características dos erros dados na leitura;
- Entoação – utilização correta dos marcadores de pontuação.
“No que se refere à escrita, é importante ter em consideração o caráter dos erros que são dados. Se são erros de caráter fonológico ou erros de caráter ortográfico. A identificação destes erros permite-nos diferenciar se se tratará de uma questão linguística ou de uma lentificação no processo de aprendizagem, que poderá ou não precisar de um apoio específico ao nível da reabilitação linguística. Nestes casos, deverá ser feita uma avaliação linguística pela terapeuta da fala, para que se consiga determinar os próximos passos a dar”.
O projeto iniciou-se no 4º Ano e irá desenvolver-se em todas as turmas do 1º Ciclo. No final das sessões foi elaborado uma matriz da turma e uma apreciação qualitativa do grupo de forma a ajudar as professoras titulares de turma a adaptarem metodologias personalizadas. Nas sessões foram realizadas atividades de nomeação rápida, atividades de memória fonológica e atividades de compreensão leitora.
Este projeto visa estimular as competências de leitura e escrita, nomeadamente a memória fonológica, a nomeação rápida e as competências de leitura, dada a sua importância no processo académico dos alunos, pretendendo produzir efeitos positivos na compreensão leitora, na ortografia e na motivação para a leitura e escrita dos participantes, identificando alterações linguísticas que interfiram no sucesso das aprendizagens.