31 Out  -

Porque a escola não é só aulas

Porque a escola não é só aulas, o Externato João XXIII promoveu, nos dias 28 a 31 de outubro, a primeira Semana Multidisciplinar que visou desenvolver, intencionalmente e de forma sustentada, a interdisciplinaridade.

Na Semana Multidisciplinar, os alunos do 2º e 3º ciclo foram desafiados a realizar atividades de natureza diversa,inseridas no tema aglutinador da escola: “O Planeta nas nossas mãos!”.

O projeto Multidisciplinar implicou o trabalho de conteúdos específicos e competências transversais, numa lógica de promoção do trabalho colaborativo, com recurso à metodologia de projeto, privilegiando, sempre que possível, a pesquisa e a investigação.

A adoção desta metodologia de Articulação Curricular e Projetos Interdisciplinares visa:

• Dotar os alunos de competências transversais;
  • Desenvolver uma perspetiva integradora e interdisciplinar dos saberes;
  • Promover, através de uma metodologia de projecto, a aquisição de competências visando a resolução de problemas;
  • Contribuir para a afirmação de uma cultura colaborativa, baseada na cooperação, autonomia e partilha.

A primeira tarefa dos grupos de alunos foi formalizarem as ideias e/ou assuntos que seriam a base de trabalho, o ponto de partida para o desenvolvimento do projeto, a partir do tema anual do Externato.

“Pretende-se que os alunos reflitam e se consciencializem dos desafios que as alterações climáticas e outros problemas que afetam atualmente o planeta podem causar à Humanidade e, por consequência, a todas as formas de vida na Terra. Sendo a geração destes alunos decisiva para uma inversão desta situação, considerou-se importante abordar este assunto e desenvolvê-lo ao longo do ano letivo”.

“No final dos vários momentos de trabalho, além dessa consciência cívica, pretende-se que os alunos realizem diversas atividades/trabalhos finais que resumam a sua reflexão”.

O plano de trabalho ao nível das turmas do 9º ano é ambicioso. “Ao longo do ano letivo, os alunos irão trabalhar na construção desses produtos finais, desde a sua planificação até à conclusão do trabalho. Participarão e desenvolverão ainda outras tarefas, por sua iniciativa ou por proposta dos Conselhos de Turma, como o visionamento de filmes ou documentários, a realização de debates e de palestras. Uma destas palestras, por exemplo, foi já dinamizada por uma aluna destas turmas, especialmente sensibilizada para estas questões”

Em perspetiva está a organização de uma caminhada pelo Parque das Nações com os alunos a envergarem t-shirts com frases em diversas línguas e que pretendem sensibilizar os cidadãos para as questões ecológicas.

O grupo de alunos do 8º ano definiu como desafio “salvar o planeta (ou uma pequenina parte dele) com as suas invenções ou investigar sobre as invenções que mudaram o mundo”

A segunda fase centrou-se na planificação e definição de objectivos: o que vamos fazer? Como vamos fazer? Que recursos vamos utilizar? Qual o produto final? Como vamos divulgar? Como vamos avaliar?

Por fim, passou-se à fase de execução, nomeadamente ao processo de pesquisa e investigação e preparação de materiais.

As turmas do 7º ano definiram, como base do projeto, a obra lida em aula O Cavaleiro da Dinamarca, de Sophia de Mello Breyner Andresen. Nesta obra encontramos como personagem principal um Cavaleiro que faz uma viagem a Jerusalém para rezar e passar lá o Natal. Passa-se no século XV.

“O nosso projeto é recriar a viagem do Cavaleiro na atualidade chamando a atenção para locais por onde ele poderia passar na atualidade e onde tivessem ocorrido catástrofes ambientais. Como produto final, teremos um anúncio publicitário institucional, chamando à atenção para as problemáticas ambientais e apresentando em paralelo a viagem do referido Cavaleiro feita há vários séculos atrás e na atualidade.

Nesta primeira fase (outubro), ”os alunos fizeram a leitura e análise da obra, traçaram o percurso do Cavaleiro através da construção de um mapa nos cadernos e abordaram as temáticas da espiritualidade/religião e da formação de Jerusalém, presentes na obra”.

Posteriormente, irão produzir o texto publicitário para o vídeo e traduzi-lo para as línguas inglesa e francesa, construirão um mapa em “ponto grande” com o percurso do Cavaleiro, estudarão e pesquisarão sobre as catástrofes naturais ocorridas no planeta e produzirão o vídeo.

O grupo de alunos do 6º ano fixou como temática dos projetos a “Alimentação Saudável”. O plano de trabalho envolve a compilação de um livro de receitas, questionários sobre hábitos alimentares, elaboração de vídeos de sensibilização e muito mais.

O subtema a ser trabalhado com as turmas de 5º Ano é o “Baile de máscaras dos animais”.

O objetivo é dar a conhecer diferentes animais, em várias situações de risco. Sendo os animais parte integrante do nosso planeta, é urgente conhecê-los e proteger o seu habitat de modo a preservar a biodiversidade.

Os projetos ainda não estão concluídos. Irão ser objeto de apreciação critica visando o seu desenvolvimento futuro, na próxima Semana Multidisciplinar, bem como, relativamente à preparação para a sua apresentação e divulgação à comunidade educativa.