Nesse âmbito realizaram-se três sessões informativas, nomeadamente com os pais dos alunos a frequentar a Creche e que no próximo ano iniciam uma nova etapa no Pré-Escolar, com os pais dos alunos que vão ingressar no 1º ano do ensino Básico e com os pais dos alunos que vão completar o 4º ano e iniciar o 2º ciclo.
A direção pedagógica enfatizou a importância da continuidade das aprendizagens, “de forma a que a nova etapa se construa a partir do que a criança ou jovem sabe e é capaz de fazer” e a importância na consolidação dessas mesmas aprendizagens
Nas sessões informativas com os pais e encarregados de educação foi também evidenciado a importância da manutenção do ambiente escolar propício ao bem-estar social (segurança do espaço, constância de colegas, amigos e professores), bem como a estabilidade emocional, autoestima e confiança do aluno (sentimento de pertença à turma, escola e de fazer parte de uma comunidade educativa).
Na reunião foram apresentadas as matrizes curriculares, os projetos diferenciadores do Externato João XXIII, bem como a metodologia de articulação na transição de valências/ciclos.
- Transição para o Pré-Escolar – Ver aqui
- Transição para o 1º Ciclo – – Ver aqui
- Transição para o 2ª ciclo -– Ver aqui
No âmbito das suas competências, a equipa pedagógica promove a identificação do nível de progressão de cada aluno(a), de forma a dar continuidade às aprendizagens realizadas. Simultaneamente facilita a partilha da informação, entre educadora e professores, ou entre docentes sobre as aprendizagens realizadas, para possibilitar um conhecimento melhor do aluno(a) e saber como se poderá dar continuidade.