Projeto “Pontes” nas Salas de 5 anos

O início da escolaridade obrigatória avizinha-se. O desenvolvimento da autonomia e a preparação da criança para as etapas educativas seguintes são dois objetivos da educação Pré-Escolar, em particular na Sala dos 5 anos.

No próximo dia 22 de março (turma da educadora Susana Rodrigues) e 25 de março (turma da educadora sofia Baptista), o Dr. Mauro Pimenta, responsável do Gabinete de Psicologia apresenta aos pais e encarregados de educação os dados referentes ao Projeto de Diagnóstico Pré-Escolar, que decorreu ao nível dos alunos nas Salas dos 5 anos.

A reunião, inserida no XI Ciclo: “Os Pais na Escola” contará com a presença da professora Filomena Pires, diretora Pedagógica do 1º Ciclo, que poderá esclarecer possíveis dúvidas relacionadas com essa valência.

O Projeto “Pontes” procura estreitar o caminho entre o Pré-Escolar e a entrada no 1º Ciclo do Ensino Básico, avaliando a maturidade da criança.

As Provas de Diagnóstico Pré-Escolar, constituíram um instrumento de avaliação das aptidões básicas envolvidas na aprendizagem escolar: a aprendizagem da leitura, escrita e da aritmética, os conhecimentos de vocabulário, os conceitos quantitativos, aspetos da aptidão percetivo-visual, a memória e a coordenação visual-motora.

Os resultados obtidos servem para ajudar o educador a planear atividades de desenvolvimento dos aspetos mais deficitários, contribuindo para facilitar o crescimento cognitivo de cada criança e para a sua mais fácil adaptação às exigências do papel de estudante.

Apresentação do Relatório final do Projeto Pontes:

  • Dia 22 de março – 18h00 – Turma da Educadora Susana Rodrigues
  • Dia 25 de março – 18h00 – Turma da Educadora Sofia Baptista