O Projeto Pontes é desenvolvido no nosso Externato há cerca de 13 anos letivos consecutivos e tem como objetivo principal aproximar duas valências fundamentais no desenvolvimento das nossas crianças: o Pré-escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Esta transição reveste-se de uma importância acrescida uma vez que corresponde a um desafio considerável para as crianças e suas famílias. Entendemos, por isso, que este progresso deve ser percebido pela criança como natural de modo a concretizá-lo do modo mais tranquilo possível. Cada criança encerra características irrepetíveis, pelo que ao longo destes treze anos já fizemos alterações com a intenção de adequar as metodologias aos obstáculos encontrados, procurando melhorar a sua execução, interpretação e benefícios e adaptá-los o melhor possível a cada individualidade.
Com este Projeto queremos fazer um despiste ao nível Pré-escolar, procurando avaliar a maturidade da criança face ao início da escolaridade obrigatória, que rapidamente se avizinha. Enquadra-se, deste modo, na senda de uma política que pretende privilegiar a prevenção em detrimento do redutor ato que a posteriori busca apenas remediar, aspirando a uma avaliação contínua de modo a poder aferir metodologias, prioridades, enfim, legitimar opções que possam facilitar a aprendizagem do grupo e de cada um.
Neste sentido, pretendemos definir estratégias individuais, sem esquecer o dinamismo do grupo, mas também ambicionamos a concretização de uma Intervenção Precoce, que só pode trazer benefícios, uma vez que antecipa um trabalho que consoante é adiado se torna cada vez menos eficaz.
Os resultados obtidos poderão ajudar o educador a planear atividades de desenvolvimento dos aspetos mais deficitários, contribuindo para facilitar o desenvolvimento cognitivo de cada criança e para a sua mais fácil adaptação às exigências do papel de estudante.
As tarefas propostas às crianças assumem um caracter lúdico e apelam a competências essenciais nas aprendizagens a realizar num futuro próximo, nomeadamente as aptidões que maior influência exercem na aprendizagem da leitura, da escrita e da aritmética, valorizando os conhecimentos de vocabulário, os conceitos quantitativos, aspetos da aptidão perceptivo-visual, a memória e a coordenação visuomotora.
Esta preciosa informação enriquece a nossa intervenção, potenciando o imprescindível contributo de cada educador no caminho único de cada criança.