04 Mar  - 

Projeto Pontes – Transição para o 1º Ciclo

Avaliar a maturidade da criança face ao início da escolaridade obrigatória é o principal objetivo do Projeto Pontes, desenvolvido pelo Gabinete de Psicologia Educacional no Pré-Escolar com as crianças das salas dos 5 anos.

No âmbito do Projeto Pontes, dinamizado pelo Dr. Mauro Pimental com a colaboração ativa das educadoras do Pré-Escolar,  realizaram-se diferentes provas de diagnóstico com o objetivo de avaliar as aptidões básicas de cada criança, na aprendizagem escolar.

“Os resultados obtidos e que iremos partilhar com os pais irão permitir ajudar o educador a planear atividades de desenvolvimento dos aspetos mais deficitários, contribuindo para facilitar o desenvolvimento cognitivo de cada criança e a sua mais fácil adaptação à exigências do 1º ano do 1º ciclo”, explica o Dr. Mauro Pimenta.

As Provas de Diagnóstico Pré-Escolar basearam-se nas aptidões que maior influência exerce na aprendizagem da leitura, escrita e da aritmética, valorizando os conhecimentos de vocabulário, os conceitos quantitativos, aspetos da aptidão perceptivo-visual, a memória e a coordenação visuomotora.

Para Mauro Pimenta, “pretendemos privilegiar a prevenção em detrimento do ato redutor que a posterior busca apenas remediar”

“Neste sentido, pretendemos definir estratégias individuais, sem esquecer o dinamismo do grupo, mas também ambicionamos a concretização de uma intervenção precoce, que só pode trazer benefícios, uma vez que antecipa um trabalho que consoante é adiado se torna cada vez menos eficaz” , concluí Mauro Pimenta.

O Projeto Pontes é desenvolvido no Externato João XXIII há cerca de 14 anos letivos consecutivos e tem como objetivo aproximar as duas valências fundamentais no desenvolvimento das crianças: o Pré-Escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico.