Filosofia para Crianças

O presente projeto insere-se no âmbito de um programa de filosofia, de carácter interrogativo, da autoria do filósofo americano Matthew Lipman, denominado Filosofia para Crianças.

O projeto de Filosofia para Crianças foi criado nos Estados Unidos e trata-se de um programa de desenvolvimento das habilidades de pensamento (Thinking Skills), constituído por um currículo sistemático e completo para o ensino pré-escolar, básico e secundário. O principal objetivo do programa é o desenvolvimento do raciocínio. Através da prática do diálogo, pretende-se, na mesma medida, o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social das crianças e dos jovens, nomeadamente, ao nível da dimensão crítica, criativa e ética do seu pensamento.

A metodologia da “comunidade de investigação” permite às crianças e jovens desenvolverem  um conjunto de competências de pensamento (raciocínio, investigação, tradução, etc.) e de atitudes, que contribuem para dinamizar e facilitar a aprendizagem em qualquer disciplina, área educativa e até na sua vida quotidiana, tais como: 

  • aprender a ouvir;
  • fazer perguntas cada vez mais pertinentes;
  • verbalizar melhor o que pretendem transmitir;
  • ganhar consciência do seu próprio pensamento, estruturando-o;
  • ganhar autonomia no seu pensamento e desenvolver uma consciência ética;
  • saber ajuizar e autocorrigir-se;
  • desenvolver a capacidade de cooperação, estimular o respeito mútuo, melhorar a auto-estima;
  • estimular a apetência pela leitura;
  • desenvolver a competência na escrita e o raciocínio matemático;
  • enriquecer-se com a diferença – com modos de ser, pensar, agir que não são os seus.

A metodologia consiste em criar um modelo de comunidade de diálogo filosófico ou investigação filosófica, que aborda os aspetos mais importantes na experiência das próprias crianças. São utilizadas histórias filosóficas, que são constituídas por personagens da mesma idade das crianças, que as leem (ou ouvem).

Através da discussão, suscitada pela leitura das histórias filosóficas as crianças são estimuladas a falar sobre aquilo que as interessou nessa leitura e a colocarem questões, que são por elas agrupadas e posteriormente discutidas. É com base neste material, resultante das leituras, que o facilitador/filósofo pode guiar a discussão, que se pretende rigorosa e logicamente estruturada.

A disciplina Filosofia para Crianças insere-se na matriz curricular do 1º Ciclo.