Assim, são várias as competências requeridas às crianças, aquando da entrada no ensino básico.
É na área da consciência fonológica que se tem vindo a identificar uma correlação positiva entre os desempenhos orais e o sucesso na aprendizagem da leitura e escrita, sugerindo assim que o treino das competências fonológicas na oralidade deve preceder o ensino da linguagem escrita (Freitas, Alves e Costa, 2007).
Dada a importância do treino de competências fonológicas, o Externato João XXIII decidiu incluir na matriz curricular do Pré-Escolar, nas Salas dos 4 e 5 anos, um programa de desenvolvimento das competências fonológicas, sob a orientação da professora e terapeuta da fala, Drª Joana Valente.
Os objetivos principais da programa são a promoção do desenvolvimento das competências necessárias à aprendizagem da leitura e da escrita e a prevenção do insucesso escolar.
Este projeto tem continuidade no 1º Ciclo, nomeadamente através de tarefas de nomeação automática rápida, memória fonológica, consciência sintática, consciência morfológica, desenvolvimento de vocabulário e desenvolvimento de competências de escrita