Nesse sentido, é proporcionado um ambiente de trabalho individualizado e são adaptadas as metas de aprendizagem, tendo em vista a transição para o 1º Ciclo.
Com o objetivo de avaliar a maturidade de cada criança face ao início da escolaridade obrigatória, que rapidamente se avizinha, o Gabinete de Psicologia, em colaboração com as Educadoras promove o Projeto Pontes.
O Projeto Pontes pretende privilegiar a prevenção em detrimento da recuperação dos alunos, promovendo uma avaliação contínua de modo a aferir metodologias e prioridades, fundamentando opções que possam facilitar a aprendizagem do grupo e de cada aluno, em particular.
Neste sentido, pretende-se definir estratégias individuais, sem esquecer o dinamismo do grupo. Este projeto concretiza a Intervenção Precoce, fomentando a personalização da educação e a adequação dos desafios a cada aluno, proporcionando-lhe o melhor método e ferramentas para que alcance o sucesso escolar.
Para tal, propomo-nos avaliar as aptidões básicas envolvidas na aprendizagem escolar. Os resultados obtidos servem para auxiliar a Educadora a planear atividades de promoção do desenvolvimento, contribuindo para facilitar o progresso na dimensão cognitiva de cada criança, permitindo uma melhor adaptação às exigências do papel de estudante.
O Projeto Pontes baseia-se nas aptidões que maior influência exerce na aprendizagem da leitura, escrita e da aritmética, valorizando os conhecimentos de vocabulário, os conceitos quantitativos, a aptidão percetivo-visual, a memória e a coordenação visual e motora.
Este Projeto decorre no 2º período, no Pré-Escolar, nas Salas dos 5 anos.