30 Nov  - 

Das dificuldades de Leitura ao Leitor

Realizou-se mais uma sessão do “Ciclo de Conferências – Os pais na escola”, desta vez consagrado às dificuldades de leitura. Esta é uma iniciativa do Gabinete de Psicologia Educacional do Externato, da responsabilidade do Dr. Mauro Pimenta.

As dificuldades de leitura intrometem-se em todas as disciplinas e podem, quando não acauteladas atempadamente, semear facilmente o insucesso, temido gerador de desmotivação.

Antes de mais é importante certificar que tudo está bem clinicamente, realizando o despiste oftalmológico e o rastreio auditivo. Todos os alunos devem fazê-lo antes de ingressar no 1.º Ciclo.

Caso as dificuldades se mantenham no 2.º ano de escolaridade é importante avaliar duas características por vezes associadas às dificuldades de leitura: a qualidade da atenção e a dislexia. Para chegar ao sucesso, a intervenção deve considerar a existência destas duas possibilidades.

As principais causas de dificuldades de leitura são a descodificação (traduzir o grafema em fonema) e a consciência fonológica.

Identificado o(s) problema(s) é importante elaborar uma intervenção multidisciplinar, onde todos os técnicos envolvidos colaborem entre si e possam estar em sintonia com o professor titular.

As sessões devem ser individuais, embora esporadicamente, se possa promover trabalho a pares. A contínua exposição das dificuldades da criança em grupo pode ser perniciosa, pelo que a sua concretização deve ser gerida o melhor possível.

As sessões podem iniciar-se com a leitura à criança de um conto, um poema, algo da enciclopédia infantil. É importante diversificar o tipo de texto que se lê. Ao ler promovemos a modelação, a motivação e o vocabulário.

A rotina facilita a aprendizagem, é sua amiga. E o facto do aluno saber como se organiza a sessão promove a sua atenção ao mesmo tempo que lhe dá segurança, o que não aconteceria no caso de imprevisibilidade. Para além disso, a revisão permite repensar e reorganizar a matéria tratada, para além de servir como âncora para o que aí vem.

Posteriormente apresentam-se exercícios práticos que trabalhem os casos de leitura mais urgentes, as palavras mais difíceis, o que depende de caso para caso. Nesta fase o treino é fundamental, assim como o será associá-lo ao sucesso. Pode elaborar-se uma lista de palavras, que vai aumentando ao longo do tempo. A progressividade é outro aspecto que não deve ser descurado. A pressa é má conselheira, é proibido queimar etapas. O ritmo de aquisição do aluno deve ser respeitado. É impensável saltar níveis de leitura.

Importa ainda compreender a preponderância dos conhecimentos prévios na compreensão do que se lê, como o vocabulário, o automatismo, a capacidade de descodificação e a capacidade de inferência, porque ler também é preencher espaços. O automatismo é fundamental, mas atenção, porque ler rápido não é sinónimo de compreensão do que se lê. Ou seja, é uma condição necessária, mas insuficiente.

E os pais? Podem ajudar? Sim e não. Os pais são muito importantes. Para o bem e para o mal. Quando tentam ajudar os pais nunca devem tentar substituir o professor. Pai é pai e professor é professor. Por vezes, com a melhor das intenções, os pais envolvem-se com as dificuldades de leitura dos filhos e a relação é prejudicada, passando a centrar-se nesse trabalho, que pode trazer discussão e acusações injustas, que mais não fazem do que atrapalhar a motivação, além de traduzirem algum desespero, possivelmente compreensível, mas dispensável. Muito cuidado com a pressão alta. Totalmente contraproducente.

Os pais podem ajudar acompanhando os filhos, fazendo-se presentes e mostrando que apoiam os filhos, reforçando-os e tranquilizando-os. Podem fazer jogos quando vão no carro dizendo palavras que começam com determinada letra, fazendo jogos de rimas, lendo na rua palavras que encontram ocasionalmente, assim como podem incentivar a leitura, lendo-lhes histórias e comprando livros. Todo o incentivo pré-alfabetização é relevante.

A aprendizagem da leitura é um momento crucial na vida da criança e provoca transformações a vários níveis, como o comprovam as alterações das estruturas do cérebro, que sofrem uma complexificação notável. A importância da leitura permanece ao longo da vida acompanhando os diferentes estádios de desenvolvimento. Assim, todos os projectos que suportam e estimulam o comportamento de leitor são bem-vindos.