13 Fev  - 

Stress Parental

No passado dia 13 no âmbito do XIII Ciclo de Conferências: “Os pais na escola” falámos sobre o Stress Parental.

As dúvidas assolam-nos constantemente e as correrias desenfreadas nem sempre ajudam a decidir do melhor modo. A Parentalidade é um incessante e dinâmico exercício de equilíbrio. Entre sentimentos de bem-estar, satisfação e gratificação e sentimentos geradores de stress e de sobrecarga extenuante. Entre expectativas externas e internas. Entre as nossas várias vidas, nomeadamente a familiar, a social e a profissional. Entre o racional e o emocional. Este equilíbrio periclitante pode facilmente “descambar” numa perda de controlo da situação que pode tornar-se disfuncional.

A ideia de culpa pode ser um nevoeiro denso, onde pululam frustrações, medos, falhas e desafios. O stress parental pode provocar ansiedade, zanga, culpa e esgotamento.

O facto de nos interrogarmos, ou colocarmos em causa o que fazemos pode integrar o role das tensões que são naturais e até mesmo inevitáveis. Contudo, o stress parental passa a ser um problema quando nos sentimos tão desgastados que deixamos de conseguir lidar com o que acontece ou perdemos o controlo.

No site da Ordem dos Psicólogos está disponível uma checklist para pais com 15 pontos e respectiva chave de leitura. Na nossa sessão percorremos ponto por ponto e desenvolvemos as ideias subjacentes.

O aumento dos custos de produtividade no trabalho (distracção, absentismo, presentismo) causadas pelo stress parental e outros problemas psicológicos alertam para a importância do trabalho sustentável e da saúde mental e consequente bem-estar psicológico.

Como estratégias deixámos alguns exemplos que podem dar um válido contributo para o restabelecimento do almejado equilíbrio. É importante delegar responsabilidades, efectuando uma partilha de responsabilidade parental. Pedir apoio à família ou amigos, a existência de um suporte social é relevante e pode mesmo ser diferenciador. A promoção de relações de qualidade entre a criança e os amigos/ colegas também pode auxiliar, o que pode, entre outras formas, materializar-se através de actividades extracurriculares. Também se aconselha a elaboração de uma lista de prioridades ordenada do imprescindível para o menos importante. A gestão do stress parental também pode beneficiar com a prática desportiva. Seja como for, é proibido negligenciar o autocuidado. Para cuidar dos outros, temos antes de cuidar de nós.

Quando a situação se torna difícil, é importante procurar a ajuda de um técnico especializado.