A interrupção involuntária imposta pelo vírus no ano lectivo anterior, assim como as alterações inerentes formalizadas ou sugeridas no ano que agora arranca não são motivo para desistirmos de um Projecto em que acreditamos e cuja continuidade nos parece facilmente concretizável sem desrespeitar as regras instituídas e sem agravar o risco a que estamos expostos.
O Ciclo de Conferências debruça-se sobre temáticas educativas e actuais propostas pela comunidade escolar, nomeadamente pais, professores, Direcção e Gabinete de Psicologia.
Os tempos desafiantes que experimentamos reforçam a necessidade de conhecimento. Temos todo o interesse em aprofundar teorias, estratégias e procedimentos práticos que inevitavelmente se reflectirão no nosso quotidiano académico, indissociável dos contextos familiar e social, com os quais pretendemos manter um diálogo permanente. A presente conjuntura encerra dúvidas que também nos ajudam a crescer e que nos deixam sedentos de respostas, que podemos procurar em conjunto.
Podemos mesmo dizer que os propósitos do Ciclo de Conferências saem reforçados nestes tempos de pandemia, onde mais do que nunca pode estar em causa o bem-estar psicológico de todos. Desertar nunca foi opção e por isso renovamos os votos de uma vontade férrea de saber mais para podermos ser e dar mais.
Pelo Ciclo de Conferências já passaram diferentes temas como tão bem ilustram os seguintes exemplos: “Agressividade e Desenvolvimento”; “A utilidade do saber inútil ou a importância do Brincar”; “O Envolvimento Parental ou a partilha de responsabilidade parental em famílias nucleares”; “ Benefícios e constrangimentos na relação trabalho/família“; “Dificuldades de Aprendizagem”; “A criança e as emoções”; “O Brincar e a competência social”; “O que faz um bom leitor“; “Burnout: casos, pistas e soluções”; “A reputação importa? Desde o Pré-escolar?”; “O Desporto e o Desenvolvimento da criança e do Adolescente”; “A violência no namoro”; “A Educação e os Afectos”; “A amizade e o desenvolvimento da criança”; “A sexualidade: falar ou não com eles e quando”; “O Psicólogo na escola”; e, entre muitos outros, o escrutínio do “Projecto Universus”, de onde saíram tantos assuntos para outras conferências.
O Projecto também tem servido para cá trazer alguns ilustres convidados, como o Professor e Psicólogo Eduardo Sá, a escritora e jornalista Isabel Stilwell, o Engenheiro Alfredo Bruto da Costa, que se dedicou ao estudo da exclusão social e à luta contra a pobreza e o filósofo e curador Paulo Pires do Vale, que tão bem se tem movido no mundo das artes.
Este é também um espaço onde apresentamos os resultados de alguns projectos desenvolvidos, como “A Cognição e os afectos”, “A Amizade”, e “O Ginásio da Atenção”. Desta forma, conseguimos dar um feedback do trabalho feito com as crianças a toda a comunidade educativa.
Conheça a programação do Ciclo de Conferências 2020-2021. Descarregue aqui