Há mais de 50 anos
a projectar o futuro

A nossa História

Integrado no programa dos Novos Bairro, preconizado por Duarte Pacheco, surge a partir de 1946, no extremo nordeste da cidade de Lisboa, junto ao Aeroporto, o Bairro da Encarnação. É neste bairro de casas económicas que a Profª. Dulce Moreira Marques inicia a Sala de Estudo Sto. Eugénio, respondendo às necessidades educativas sentidas pelas famílias.

A rápida urbanização de toda a zona com o surgimento das urbanizações dos Olivais Sul e Olivais Norte provocou uma explosão demográfica.
Segundo a imprensa da época:

“a criação daquela escola, único estabelecimento de ensino particular a servir os Bairros da Encarnação e dos Olivais Norte e Sul, onde não havia nenhuma escola particular, reveste-se de interesse porque vai possibilitar às famílias que o desejem a educação de seus filhos segundo modernos processos pedagógicos” (DN – 30/10/1963).

O nosso Nome

A escolha do nome não foi ocasional. Perfilhando a visão do “Papa Bom”, o Projeto Educativo do Externato João XXIII baseia-se nos valores que expressam a vontade do Papa João XXIII. Algumas características do carisma do Papa João XXIII inspiram o nosso projeto:

  • a personalidade conciliadora;
  • o trato humilde, afável e simples;
  • o estilo cordial, afável e esperançado;
  • o decidido empenho pela paz e justiça social.

Visão & Valores

Toda a praxis do Externato João XXIII gira em torno de um único princípio: os alunos são autênticos protagonistas. Pretende-se desenvolver a formação integral do Aluno, proporcionando o desenvolvimento harmonioso de todas as dimensões do ser humano e, por isso oferece uma formação integral desde a Educação Pré-Escolar até ao 9º ano de escolaridade.

Preocupa-nos não só formar alunos que adquirem saber, dotados de espírito crítico e competentes, mas também cidadãos educados, com valores, atentos ao próximo, disciplinados, assertivos, respeitadores, responsáveis e autónomos.

Identidade do Aluno João XXIII

  • Forte autoestima;
  • Sólida formação de valores (rigor, disciplina, responsabilidade, autonomia e fraternidade)
  • Hábitos e métodos de trabalho;
  • Possuidor de conhecimentos;
  • Pleno de autonomia pessoal

Identidade do Docente João XXIII

O docente João XXIII será o dinamizador, o criador de situações de aprendizagem, o facilitador do acesso ao conhecimento e o apoiante dos alunos na construção dos saberes. Aquele que cria a necessidade de aprender e desenvolve o gosto pela aquisição de conhecimentos, sem negligenciar os afetos.