06 Jan  - 

Exposição de trabalhos de Educação Visual no Hospital CUF Descobertas

Uma exposição de trabalhos dos alunos do 6º e do 9º ano do Externato João XXIII, desenvolvidos no âmbito da disciplina de Educação Visual está patente no Centro do Conhecimento no Edifício 2 do Hospital CUF Descobertas, até ao próximo dia 2 de fevereiro.

A mostra reúne retratos explorados através da técnica do pontilhismo e obras de reinterpretação de estátuas, evidenciando diferentes níveis de aprendizagem e expressão artística.

Para Inês Pinto, docente da disciplina de Educação Visual, a exposição que reúne trabalhos de alunos do 6.º e do 9.º ano, pretende “estabelecer um diálogo entre dois momentos distintos do percurso escolar dos alunos, através do tema comum do rosto humano”.

Os trabalhos do 6.º ano – 2.º ciclo, exploram a técnica do pontilhismo. A partir da imagem de um retrato de uma pessoa desconhecida, originalmente pintado a tintas de óleo, os alunos foram desafiados a reproduzirem a imagem utilizando exclusivamente canetas de feltro e canetas de ponta fina. A construção da imagem através de pequenos pontos exigiu concentração, rigor e atenção ao detalhe, promovendo a observação e a compreensão das relações entre cor, luz e volume.

Os trabalhos do 9.º ano – 3.º ciclo, partem de imagens de estátuas, algumas reconhecidas da História da Arte, como o David de Miguel Ângelo, e outras menos conhecidas. O desafio consistiu em “dar vida às estátuas”, transformando uma figura escultórica e monocromática numa representação expressiva e contemporânea. Cada trabalho foi realizado sobre um suporte dividido em seis partes iguais, nas quais os alunos aplicaram cores, técnicas e materiais diferentes, com total liberdade criativa, evitando a repetição de soluções em áreas adjacentes. Este projeto reflete um maior grau de autonomia, experimentação e maturidade artística, característico de alunos que se encontram no último ano do seu percurso no 3º ciclo.

A decisão de reunir estes dois projetos na mesma exposição, explica Inês Pinto “prende-se com a complementaridade entre alunos mais novos, em fase de descoberta e aprendizagem técnica, e alunos mais velhos, já com maior liberdade criativa e capacidade de decisão. Esta convivência entre 2.º e 3.º ciclos permite observar a evolução do olhar artístico e da expressão visual ao longo do percurso escolar”.

Esta iniciativa colaborativa entre o Externato João XXIII e o Hospital CUF Descobertas tem como objetivo aproximar a arte do quotidiano hospitalar, proporcionando a utentes, profissionais e visitantes um momento de pausa, contemplação e contacto com a criatividade e sensibilidade dos alunos.