08 Mai  - 

Externato João XXIII integra projeto europeu sobre Cidadania Sustentável na Infância

O Externato João XXIII participa ativamente no projeto europeu EACH – Early Childhood and Sustainable Citizenship Routes in the Digital Era, uma iniciativa cofinanciada pela União Europeia e desenvolvida em parceria com outras entidades nacionais e internacionais.

Este projeto tem como objetivo promover a cidadania sustentável desde a infância, aliando a construção do conhecimento, a consciência ambiental e a integração das tecnologias digitais na educação Pré-Escolar.

Os princípios orientadores do projeto assentam em três eixos fundamentais:

  • A infância como construtora de conhecimento – reconhecendo as crianças como participantes ativas no seu processo de aprendizagem;
  • A sustentabilidade ambiental e o combate às alterações climáticas – integrando práticas conscientes no quotidiano escolar, promovendo o respeito pela natureza e por todos os seres vivos, sem criar alarmismos;
  • A valorização das tecnologias digitais e das competências transversais – integrando ferramentas tecnológicas de forma crítica e pedagógica no contexto da educação Pré-Escolar.

No Externato João XXIII,  a implementação do projeto EACH tem vindo a ser desenvolvido a vários níveis. Ao longo do segundo período, as turmas das Educadoras Carla Gomes, Liliana Carvalho e Rita Rodrigues participaram numa série de “Atividades Práticas para Jovens Pensadores”, dinamizadas em colaboração com os Facilitadores Dina Mendonça, da Universidade Nova de Lisboa, e Aléxis Trindade.

Estas atividades, inspiradas na metodologia da Filosofia para Crianças, proporcionaram aos alunos momentos de escuta, diálogo e criação, onde se destacaram:

  • A reflexão sobre o uso das razões e a importância de justificar ideias (“os porquês”);
  • A observação atenta dos elementos da natureza e as suas interligações;
  • A realização de registos fotográficos com um olhar de “detetives ambientais”;
  • A imaginação de perspetivas alternativas sobre o planeta – como seria visto do espaço, ou do ponto de vista de uma formiga;
  • A exploração das mudanças na natureza e o seu impacto;
  • A distinção entre conceitos como necessidade e desejo;
  • A criação de obras de arte com materiais naturais e reutilizáveis;
  • A discussão de questões filosóficas e ambientais adaptadas à idade dos alunos.

Ao longo destas sessões, as crianças mostraram-se entusiastas, participativas e curiosas. Muitos alunos continuaram a explorar os temas abordados fora das sessões, demonstrando uma crescente sensibilidade para as questões ligadas à cidadania, à sustentabilidade e ao pensamento crítico.

O Externato João XXIII orgulha-se de integrar esta iniciativa inovadora, que promove desde cedo uma educação mais reflexiva, consciente e atenta ao mundo que nos rodeia.