Este projeto tem como objetivo promover a cidadania sustentável desde a infância, aliando a construção do conhecimento, a consciência ambiental e a integração das tecnologias digitais na educação Pré-Escolar.
Os princípios orientadores do projeto assentam em três eixos fundamentais:
- A infância como construtora de conhecimento – reconhecendo as crianças como participantes ativas no seu processo de aprendizagem;
- A sustentabilidade ambiental e o combate às alterações climáticas – integrando práticas conscientes no quotidiano escolar, promovendo o respeito pela natureza e por todos os seres vivos, sem criar alarmismos;
- A valorização das tecnologias digitais e das competências transversais – integrando ferramentas tecnológicas de forma crítica e pedagógica no contexto da educação Pré-Escolar.
No Externato João XXIII, a implementação do projeto EACH tem vindo a ser desenvolvido a vários níveis. Ao longo do segundo período, as turmas das Educadoras Carla Gomes, Liliana Carvalho e Rita Rodrigues participaram numa série de “Atividades Práticas para Jovens Pensadores”, dinamizadas em colaboração com os Facilitadores Dina Mendonça, da Universidade Nova de Lisboa, e Aléxis Trindade.
Estas atividades, inspiradas na metodologia da Filosofia para Crianças, proporcionaram aos alunos momentos de escuta, diálogo e criação, onde se destacaram:
- A reflexão sobre o uso das razões e a importância de justificar ideias (“os porquês”);
- A observação atenta dos elementos da natureza e as suas interligações;
- A realização de registos fotográficos com um olhar de “detetives ambientais”;
- A imaginação de perspetivas alternativas sobre o planeta – como seria visto do espaço, ou do ponto de vista de uma formiga;
- A exploração das mudanças na natureza e o seu impacto;
- A distinção entre conceitos como necessidade e desejo;
- A criação de obras de arte com materiais naturais e reutilizáveis;
- A discussão de questões filosóficas e ambientais adaptadas à idade dos alunos.
Ao longo destas sessões, as crianças mostraram-se entusiastas, participativas e curiosas. Muitos alunos continuaram a explorar os temas abordados fora das sessões, demonstrando uma crescente sensibilidade para as questões ligadas à cidadania, à sustentabilidade e ao pensamento crítico.
O Externato João XXIII orgulha-se de integrar esta iniciativa inovadora, que promove desde cedo uma educação mais reflexiva, consciente e atenta ao mundo que nos rodeia.