21 Abr  - 

Avaliação Externa das Aprendizagens

No presente ano letivo irá ser implementado um novo modelo de avaliação externa das aprendizagens com a introdução das provas ModA, nos 4º e 6º anos de escolaridade e com alterações nas provas finais do ensino básico (9º ano).

Este conjunto de provas visa monitorizar a aprendizagem e devolver ao sistema educativo informação relevante para a melhoria dos processos didáticos de ensino e de melhoria das aprendizagens dos alunos, bem como para tomada de decisões de política educativa

As provas ModA, nos 4.º e 6.º anos de escolaridade, e as provas finais do ensino básico, no 9.º ano de escolaridade, são de realização obrigatória e de aplicação universal. Estas provas são, no presente ano letivo, disponibilizadas em suporte digital e são de carácter não público para fins de comparabilidade interanual.

As provas ModA avaliam a literacia dos alunos, ou seja, a capacidade de os alunos aplicarem e
mobilizarem conhecimentos e competências em diferentes itens ou tarefas, incidindo no cumprimento do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO), designadamente nas áreas de competências seguintes: Linguagens e textos; Pensamento crítico e pensamento criativo; Raciocínio e resolução de problemas; Informação e comunicação; Consciência e domínio do corpo.
Nas provas ModA cujo objeto de avaliação abrange mais do que uma área disciplinar, a representatividade de cada área na prova tem como referência a relevância que cada uma assume na matriz curricular de base do ciclo de escolaridade a que a prova diz respeito.

As provas finais do ensino básico do 9.º ano de escolaridade avaliam o conhecimento de conteúdos curriculares, bem como a forma como esses conhecimentos são aplicados e mobilizados em itens ou tarefas com incidência no cumprimento do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO), designadamente nas áreas de competências seguintes: Linguagens e textos; Pensamento crítico e pensamento criativo; Raciocínio e resolução de problemas; Informação e comunicação; Saber científico, técnico e tecnológico.

A prova de Matemática (92) do 9.º ano de escolaridade é realizada em formato híbrido, ou seja, a prova é disponibilizada em suporte digital, mas as respostas aos itens de construção são dadas em folhas de respostas específicas, preparadas para posterior digitalização.

Informação – Prova

O Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), entidade responsável pela conceção das provas de avaliação externa para o ano letivo de 2024/2025, divulgou detalhes das provas específicas:

4.º ano

  • Inglês (45) – Informação-Prova – Ver aqui
  • Matemática (42)  – Informação-Prova – Ver aqui
  • Português (41) – Informação-Prova – Ver aqui

6.º ano

  • Português (61) –  Informação-Prova – Ver aqui
  • História e Geografia de Portugal (67) – Informação-Prova – Ver aqui
  • Matemática (68) – Informação-Prova – Ver aqui

Provas finais de ciclo do ensino básico – 9.º ano de escolaridade

  • Matemática (92) – dia 20 de junho –  Informação-Prova – Ver aqui
  • Português (91) – dia 25 de junho – Informação-Prova – Ver aqui