15 Abr  - 

Carta Aberta: Valor da Educação

O Externato João XXIII tem garantido e salvaguardado o valor da Educação desde o início desta epidemia e assim irá continuar. Irá salvaguardar a Educação de todos os seus discentes, seres humanos, para um futuro incerto, mas que será, certamente, mais luminoso.

O valor da Educação é um dos valores maiores e aquele que é prioritariamente o nosso. Uma valia preciosa e fundamental ao Homem, que o ajuda a alicerçar competências e habilidades, lhe permite “aprender a construir significados”, valorizando o Desenvolvimento Humano. O Externato João XXIII tem garantido e salvaguardado este valor desde o início desta epidemia e assim irá continuar. Irá salvaguardar a Educação de todos os seus discentes, seres humanos, para um futuro incerto, mas que será, certamente, mais luminoso. Assim, Pais e Encarregados de Educação, ainda que não consigamos adivinhar o futuro, com a nossa atuação conjunta, ele será, com certeza, melhor.

Nesta nova etapa do Ensino à Distância, a equipa de Docentes, Educadores e Agentes Pedagógicos está, desde o fim das nossas aulas presenciais, a preparar-se para enfrentar este novo desafio. Foram inúmeras as horas de trabalho, de pesquisa, de partilha e de formação, para que esta equipa esteja preparada e segura a continuar a realizar aquilo que nos pauta desde sempre: o Ensino de Excelência.

O Ensino à Distância não é, nem poderia ser, aquilo que é o Ensino Presencial. Faltará nesta estrutura a proximidade aos nossos discentes, as metodologias serão outras e afetadas pelas limitações que este tipo de ensino acarreta. Todavia, tentaremos colmatá-las, tanto quanto nos for possível, nestes tempos que nos forçam a um distanciamento físico, em prol dos valores da Segurança e da Saúde Pública.

O ano que foi planificado, projetado, idealizado, teve de ser revisto e adaptado, mas as finalidades do Projeto Educativo são para manter, em todas as dimensões em que seja possível fazê-lo. Isto quer dizer que, toda a estratégia montada tentou obedecer aos princípios pedagógicos que são característicos do Externato João XXIII, ligando as orientações nacionais (O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória) ao seu entendimento de Educação, que inclui as aprendizagens sociais, as aprendizagens interpessoais, as aprendizagens científicas, as aprendizagens funcionais, as aprendizagens linguísticas e as aprendizagens éticas, e que vão sendo mutáveis ao longo do tempo.

O programa de cada uma das disciplinas que fazem parte do currículo escolar dos nossos alunos não está, nem nunca esteve, em risco. O Externato pauta-se por dar início às suas atividades letivas de forma atempada e por fornecer um reforço na componente letiva das disciplinas estruturantes. Continuaremos a desenvolver as diferentes competências, não abandonaremos os nossos discentes nesta altura, neste ano, ou nos anos vindouros, como sempre fizemos.

Por conseguinte, durante a primeira semana que agora se inicia (dia 14 de Abril de 2020), iremos iniciar um novo período como se de um novo ano se tratasse e onde, tal como sempre que se inicia um novo ano desconhecido, a nossa preocupação será tranquilizar os nossos discentes e fornecer-lhes as ferramentas necessárias para que possam enfrentar este novo terceiro período.

Vamos cometer erros? Vamos.

Esta é uma oportunidade de melhorarmos as nossas práticas? É.

Continuamos empenhados em fazer o nosso melhor? Continuamos.

Estamos assustados? Já estivemos mais.

Os pais podem confiar no Externato? Podem e devem.

Quanto à sua avaliação, os Docentes e restantes Agentes Educativos, conhecem os seus discentes, as suas capacidades e feitos, e preocupam-se com eles e com o seu futuro. A sua avaliação será justa e não esquecerá nunca aquilo que foi e que é o seu percurso escolar. Todos os critérios serão ajustados a este tempo.

Posto isto, estamos cientes que os próximos tempos serão de aprendizagem, de superação e de desafios.

Há 10 anos atrás, demos um passo de gigante ao mudarmos de instalações e contámos com a vossa ajuda. Agora que não podemos usufruir fisicamente delas continuamos presentes, mesmo que seja através de uma câmara.

Da mesma forma que confiou em nós quando inscreveu o seu educando e o seu futuro no nosso Externato, confie em nós agora e no nosso trabalho de continuidade.

Grupo de Docentes do Externato João XXIII