06 Out  -

O espaço vai à escola

O investigador do Instituto Superior Técnico, João Luís, deslocou-se ao Externato João XXIII.

A convite do Professor Pedro Paiva, o investigador do IST, João Luís realizou uma palestra para os alunos do 7º Ano, sobre a “Estrutura do Universo: das estrelas à teia cósmica”

A iniciativa inseriu-se nas acções “O espaço vai à escola” promovida pela European Space Education Resource Office (esero—Portugal) que decorre na Semana do Espaço (4 a 10 de outubro)

Nesta descoberta de conhecimento foi possível explorar como é que o universo está estruturado, através de zoom in e zoom out às estruturas do universo, conhecemos pequenos componentes como as estrelas e grandes estruturas como os superaglomerados e a teia cósmica.

Foi realizada uma breve introdução à formação de galáxias, sistemas de estrelas e sistemas planetários. O interesse demonstrado pelos alunos do 7º Ano foi enorme e a palestra embora prevista apenas para um tempo lectivo acabou por duplicar a duração.