04 Out  - 

Projeto e resolução de conflitos

O nosso Projecto “Amizade e resolução de conflitos” decorreu no mês de setembro e o feedback aos pais realiza-se na Conferência "Os Pais na Escola" no dia 21 de outubro.

O Projecto “Amizade e resolução de conflitos realizado com as duas turmas do 3º ano, apoia-se numa perspectiva de amizade que se inscreve numa abordagem desenvolvimental (Selman, 1980). Entendemos, assim, que a criança vai construindo uma ideia de amizade cada vez mais complexa, onde nem sempre é possível fazer prevalecer a sua vontade. Este movimento obriga a um equilíbrio justo de forças e a uma partilha de amigos, que nem sempre é fácil entender. Também por isso, a amizade também pode ter um lado mais negro, onde o ciúme e a vontade de controlar o outro se podem sobrepor ao altruísmo.

O Projecto organiza-se em várias sessões, consoante o ritmo da turma em causa. Num primeiro momento conversamos sobre conflitos e amizade num plano académico. Neste espaço costumam surgir muitas questões e partilhas.

Mais tarde a turma é dividida em grupos de dois ou três elementos com a ajuda da professora. A cada grupo é dado um cartão, que corresponde a uma narrativa sobre um conflito. É fornecido o cartão e o início da história, uma vez que o seu desenlace é da responsabilidade do grupo. Ou seja, cada grupo terá de encontrar estratégias de resolução eficazes que permitam terminar ou reduzir o conflito em causa. A cada grupo corresponde uma história diferente. Em cada narrativa solicita-se que o grupo pondere diferentes perspectivas, nomeadamente a da vítima, a do agressor e a dos observadores. Em média, o trabalho é concluído em duas sessões, onde os grupos elaboram um texto e uma ilustração, que apresentarão à turma.

Nas sessões seguintes, decorrem as apresentações, que respeitam o ritmo das turmas e dos grupos responsáveis. Este ano acrescentámos um desafio, que foi apresentar o Projecto às salas do 1.º ano. A mensagem é mais eficaz, quando existe uma maior proximidade da faixa etária entre emissor e receptor.

Por fim, é realizada uma conferência, onde é dado o feedback do Projecto aos pais, a realizar no próximo dia 21 de outubro. Nessa conferência, todos os cuidadores são convidados a espreitar a exposição onde se encontram os trabalhos apresentados a ambas as turmas.

O Projecto não tem um ponto final, uma vez que se prolonga nos anos lectivos vindoiros. Não de modo formal, mas na medida em que as experiências partilhadas podem servir de âncora a frustrações, injustiças e outras “dores de crescimento” que com certeza desafiarão no futuro as crenças e valores transmitidos à criança.

Com este Projecto pretendemos promover o trabalho em grupo, a exposição oral, a competência social e fornecer ferramentas que contribuam para a resolução eficaz de conflitos.