O projeto EACH parte da convicção de que as crianças mais pequenas são participantes ativos no seu processo de aprendizagem. Através de atividades que cruzam filosofia, psicologia e os media, os mais novos são incentivados a explorar temas ambientais, desenvolver pensamento crítico e criativo, dialogar sobre alternativas para enfrentar a crise climática e refletir sobre o impacto das tecnologias digitais.
O consórcio europeu que dinamiza o EACH reúne universidades, associações, escolas e organizações não-governamentais de vários países, incluindo a Universidade NOVA de Lisboa e o Externato João XXIII, entre outros parceiros de Itália, Polónia, Alemanha e Eslovénia.
Até ao final de 2026, o projeto disponibilizará um conjunto de recursos abertos para educadores, famílias e jardins de infância:
- Guias online com boas práticas para integrar sustentabilidade, consciência climática e cidadania digital;
- Portefólio de planos de atividades para o jardim de infância;
- Ferramenta de autoavaliação para educadores;
- Materiais traduzidos em português, inglês, italiano e polaco.
O impacto esperado passa por capacitar professores e pais, criar ambientes educativos onde a sustentabilidade seja parte da rotina diária e formar crianças que se reconheçam como protagonistas na construção de um futuro mais justo e sustentável.
EACH Project – EACH Project: Nurturing Sustainability and Digital Citizenship in Kindergarten – Link