17 Set  - 

Sustentabilidade e cidadania digital desde o jardim de infância

No âmbito do Group Education for Climate Day, assinalado no dia 12 de setembro, Maja Cimerman, apresenta o Projeto EACH (“Early Childhood and Sustainable Citizenship Routes in the Digital Era”), uma iniciativa do Programa Erasmus+, em que o Externato João XXIII participa, e que pretende integrar a sustentabilidade e a cidadania digital na educação desse os primeiros anos de escolaridade.

O projeto EACH parte da convicção de que as crianças mais pequenas são participantes ativos no seu processo de aprendizagem. Através de atividades que cruzam filosofia, psicologia e os media, os mais novos são incentivados a explorar temas ambientais, desenvolver pensamento crítico e criativo, dialogar sobre alternativas para enfrentar a crise climática e refletir sobre o impacto das tecnologias digitais.

O consórcio europeu que dinamiza o EACH reúne universidades, associações, escolas e organizações não-governamentais de vários países, incluindo a Universidade NOVA de Lisboa e o Externato João XXIII, entre outros parceiros de Itália, Polónia, Alemanha e Eslovénia.

Até ao final de 2026, o projeto disponibilizará  um conjunto de recursos abertos para educadores, famílias e jardins de infância:

  • Guias online com boas práticas para integrar sustentabilidade, consciência climática e cidadania digital;
  • Portefólio de planos de atividades para o jardim de infância;
  • Ferramenta de autoavaliação para educadores;
  • Materiais traduzidos em português, inglês, italiano e polaco.

O impacto esperado passa por capacitar professores e pais, criar ambientes educativos onde a sustentabilidade seja parte da rotina diária e formar crianças que se reconheçam como protagonistas na construção de um futuro mais justo e sustentável.

EACH Project – EACH Project: Nurturing Sustainability and Digital Citizenship in Kindergarten – Link