O projeto que pretende responder aos desafios da transformação digital no âmbito da educação pré-escolar é liderado pela Drª Dina Mendonça, da Faculdade de Ciências e Sociais da Universidade Nova de Lisboa e pelo Prof. Aléxis Trindade, docente de Filosofia para Crianças no Externato João XXIII.
“Uma das nossas preocupações centrais é a de dar às crianças as capacidades necessárias para poderem cultivar hábitos que as protejam de estar meramente à mercê da tecnologia, para que possam usar para o seu desenvolvimento intelectual e emocional e saber, as ferramentas digitais”
Da esq. para a dir. o Prof Aléxis Trindade e a Drª Dina Mendonça, com a direção do Externato João XXIII
Na apresentação do projeto, o prof. Aléxis Trindade salientou que os investigadores “irão focar-se nas questões da sustentabilidade e nos problemas do ambiente e usar metodologias de colaboração para criar conteúdos digitais para que se cultive o pensamento crítico, capacidades sociais e capacidades meta-cognitivas, de forma a garantir que a transformação digital aumente a igualdade, a justiça e um mundo social colaborativo”.
Os promotores do estudo têm como objetivo desenvolver atividades de aprendizagem para as crianças do pré-escolar, nomeadamente no âmbito da temática das questões ambientais e desenvolvimento sustentável e produzir orientações sobre boas práticas pedagógicas.