A transição do Regime do Ensino Presencial para o Regime do Ensino Não Presencial, é uma medida excecional de organização e funcionamento dos estabelecimentos de ensino, prevista no nosso Plano de Ação Pedagógico 2020/2021, de acordo com as recomendações da tutela.
Face ao agravamento da situação epidemiológica, o Governo decretou que “a partir de 8 de fevereiro de 2021, as atividades educativas e letivas são suspensas em regime presencial, sendo retomadas em regime Não Presencial”.
O regime não presencial pressupõe vigência do projeto educativo e curricular do Externato João XXIII, nomeadamente no respeito da matriz curricular, no dever de assiduidade dos discentes, na concretização das atividades propostas, registo das aprendizagens e avaliação contínua dos alunos.
A implementação, acompanhamento e monitorização do plano de ensino está a cargo da direção pedagógica que no seu plano de ação definiu a organização e funcionamento, nomeadamente, as opções curriculares, as estratégias de trabalho, o trabalho interdisciplinar e de articulação curricular.
As atividades letivas e formativas irão respeitar os diferentes ritmos de aprendizagem, promovendo a flexibilidade na concretização das tarefas a realizar, recolhendo evidências da participação dos alunos, tendo em conta as medida definidas para cada aluno, os recursos e as ferramentas digitais utilizadas de modo a garantir as aprendizagens de todos.